fabricante: Mizuno

O Mizuno Wave Enigma 5 é um dos carros-chefe da empresa. Bastante popular pela sua qualidade de amortecimento, sendo utilizado tanto para rodagens e corridas. O Enigma 5 é um dos tênis mais buscados pelos fãs da empresa japonesa.

Não à toa sua fama se confirma, afinal os quatro modelos anteriores ao Mizuno Wave Enigma 5 foram sucesso de mercado. As inovações trazidas nesta linha, o conforto e o agrado pelo design chamam a atenção dos corredores iniciantes e experientes. Tendo, assim, um mercado bastante amplo de compradores.

Com uso de tecnologias que se aprimoram de um modelo para o outro, a linha Enigma praticamente se remodela com o passar de cada lançamento. Assim é com o Mizuno Wave Enigma 5.

  • Especialistas
  • Usuários
1 a 20 21 a 40 41 a 60 61 a 80 81 a 90 91 a 100

Média Geral

3 usuários: 85 / 100

3 especialistas: 90 / 100

Dê a sua nota:

prós

  • Ventilação

    Leves perfurações no tecido do Cabedal propiciam entrada de ar que conforta os pés. Promovendo, assim, uma circulação de ar no interior do tênis e refrescando os pés.

  • Conforto

    Graças ao Cabedal e a Entressola, a experiência em utilizar o Mizuno Wave Enigma 5 se torna diferente de qualquer tênis do mercado. Macio, flexível e amortecido. Tudo o que um corredor deseja para o seu pé.

  • Tração

    As primeiras corridas mostram um tênis de excelentíssima tração para arranque. A altura do drop, apesar de não ser baixa, não influencia muito - quase nada, na verdade.

  • Opção de cores

    Pode não ser um benefício estrutural, mas é uma clara vantagem para os compradores. Uma vasta paleta de cores é disponível para que o corredor adote sua opção predileta.

  • Estabilidade

    O solado propicia estabilidade a cada passada. O impacto em nada altera a posição da pisada neutra, que acaba por ser excelência num mercado com poucos tênis que provém este benefício aos corredores.

  • Amortecimento

    A tecnologia utilizada na entressola (trataremos de falar mais nos próximos tópicos) é uma grande vantagem. O material em borracha impossibilita que impactos sejam sentidos ao longo do trajeto.

  • Suavidade

    Indo na mesma mão que o conforto, a suavidade diz respeito muito mais com as passadas. O impacto é zero. A suavidade das passadas é notada, e a planta do pé não sente qualquer tipo de carga abrupta.

Contra

  • Solado desgastante

    Alguns corredores reclamaram deste quesito. Não se sabe ao certo os quilômetros percorridos ou a forma de uso, entretanto é sempre bom ficar atento para que a sola não apareça sem aderência de uma hora para outra.

  • Durabilidade

    Outra crítica de uma parcela de corredores gira em torno da durabilidade do tênis. Geralmente aponta-se o cabedal desgastado, assim como o solado com alguns problemas pontuais.

Avaliações especialistas

Mais Positivo

RunRepeat

Via: RunRepeat

O U4icX, uma versão melhorada da tecnologia U4ic da Mizuno, foi estrategicamente colocado na área da ponta do pé e do calcanhar, para um amortecimento adicional com intuito de conseguir uma sensação mais macia, semelhante a uma almofada. Ele combina bem com a antiga tecnologia U4ic que oferece durabilidade e absorção de impacto.

Mais Negativo

Brian Metzler

Via: Competitor

O Enigma 5 é um tênis de nível premium. Já bastante macio na versão anterior, ele foi muito bem melhorado. A Mizuno reformulou um monte de seus tênis nos últimos anos, e o Enigma 5 é um dos upgrades recentes, que, infelizmente, tem algumas críticas fortes de nossa equipe de teste de desgaste do solado.

OUTRAS AVALIAÇÕES

  • RunRepeat

    Via: RunRepeat

    O U4icX, uma versão melhorada da tecnologia U4ic da Mizuno, foi estrategicamente colocado na área da ponta do pé e do calcanhar, para um amortecimento adicional com intuito de conseguir uma sensação mais macia, semelhante a uma almofada. Ele combina bem com a antiga tecnologia U4ic que oferece durabilidade e absorção de impacto.

  • Kelly Shelton

    O Mizuno Wave Enigma 5 é um tênis incrivelmente macio para um corredores das mais diversas quilometragens, que tenham pisada neutra. Foi muito agradável perceber que ele é bem pequeno, seja em comprimento, como em largura, bem como volume.

  • Brian Metzler

    Via: Competitor

    O Enigma 5 é um tênis de nível premium. Já bastante macio na versão anterior, ele foi muito bem melhorado. A Mizuno reformulou um monte de seus tênis nos últimos anos, e o Enigma 5 é um dos upgrades recentes, que, infelizmente, tem algumas críticas fortes de nossa equipe de teste de desgaste do solado.

Atributos

  • Tecnologia

    Utiliza a tecnologia X10 na região do solado. É uma liga de borracha em carbono que possui como intenção principal a durabilidade e a tração do calçado. Assim como também usufrui da tecnologia U4icX, na região da entressola, responsável pelo amortecimento a cada pisada. A tecnologia SmoothRide Engineering – também encontrada na entressola – promove passadas precisas e singulares.

  • Durabilidade

    A durabilidade do calçado é uma inconstante. Podendo variar muito da forma de uso, já que a tecnologia propicia um tênis de tração e durabilidade da sola, como também um material de reforço e tecido muito bem trabalhado no cabedal.

  • Amortecimento

    A tecnologia U4icX permite um amortecimento eficiente a cada pisada, livrando o corredor de qualquer impacto. A tecnologia é uma evolução do sistema U4ic, encontrado no antecessor do Mizuno Wave Enigma 5.

  • Flexibilidade

    O tênis se mostra bastante flexível pela opção de materiais em sua composição. O solado em borracha flexível, e o cabedal sob composição de tecidos leves permitem um bom encaixe do pé, e possibilidade de expansão e ajuste ao calçar o pé no tênis.

  • Aderência da Sola

    A aderência do solado é contestável. Isso porque alguns corredores queixaram-se de rápido desgaste. Entretanto, a tecnologia X10 promete uma excelente aderência e tração no momento das corridas.

Características

  • Solado

    Solado

    Utiliza-se de borracha X10 com liga de carbono. O tênis promete alta durabilidade e tração para corridas de alta performance ou arrancadas em provas mais longas.

  • Entressola

    Entressola

    A entressola bastante macia deve-se a tecnologia U4iX, que incrementa uma borracha em EVA de alta risilência combinada a uma placa Wave. Garante, assim, amortecimento e estabilidade de forma simultânea.

  • Cabedal

    Cabedal

    Tecnologia AirMesh, com tecido de tramas abertas, que garantem excelente ventilação no interior do calçado.

ANÁLISE

O Mizuno Wave Enigma 5 está no mercado como um dos grandões dentre os tênis de corrida. Com conforto, um peso intermediário, uma tração adequada e a proposta de um tênis macio e agradável para as atividades físicas. Assim pode ser descrito o quinto modelo da linha Enigma da Mizuno.

Desde o material utilizado até a composição e passando pelo design. Todos os elementos fundamentais para a constituição de uma peça que está no mercado como uma das favoritas do público. Seja para o uso diário ou para atividades físicas, o Mizuno Wave Enigma 5 é um dos preferidos na hora da compra.

Isso porque seu alinhamento entre solado, entressola e cabedal apresenta uma conexão incrível. Do bom encaixe ao cabedal, o amortecimento da tecnologia encontrada na entressola ao impacto inexistente que o solado proporciona. Totalmente completo. Sendo uma excelência para o atleta de alto de desempenho, como também para o maratonista.

Começando pelo cabedal, temos uma excelente ventilação para entrada de ar no tênis, não causando desconforto ou problemas para o pé respirar. Assim como o conforto em que o pé se encaixa no cômodo tecido expansivo, que conforta qualquer formato de pé. Cada um destes detalhes do cabedal acaba por promover suavidade nas passadas, o que provoca uma excelência quando se trata de estabilidade nas passadas.

A entressola é outro ponto de grande destaque. A tecnologia U4icX potencializa o amortecimento das passadas. Lembra muito o gel utilizado pela Asics em seus modelos. A tecnologia absorve o impacto, não desgastando a planta do pé, e sequer sobrecarregando a ponta do pé ou os tornozelos.

O solado em borracho é, talvez, a maior crítica. Sem composição que firme sua estrutura, a sola do Mizuno Wave Enigma 5 pode ser fruto de crítica de alguns consumidores. Entretanto, analisando as primeiras calçadas, pouco se viu alguém reclamando de desgaste da sola.

Sendo assim, a sola entra naquele mesmo grupo do design: varia de opinião para opinião. Além, é claro, da maneira de utilizar. Apesar de a tecnologia ter sido mantida do bom Modelo Enigma 4, algumas reclamações têm sido ouvidas, mas talvez nada que tire o brilho desta excelente peça.

O veredicto? O Mizuno Wave Enigma 5 é um tênis excelente para qualquer atividade física. Para atletas, sejam experientes ou iniciantes, ele é uma escolha certeira. Para aqueles que estão iniciando atividades físicas, depois de um leve período sedentário, o Mizuno Wave Enigma 5 pode ser ainda melhor, até porque a qualidade de sua entressola não permitirá que estresses sejam sentidos na região inferior do corpo.

REVIEW MODELOS ANTERIORES

Mizuno Wave Enigma 4

A linha Wave Enigma da Mizuno é uma das excelentes do mercado. É aquela constantemente esperada pelos consumidores ano após ano. O quarto modelo da linha se mostra de alto patamar, assim como seus três antecessores.

Desenvolvido para os corredores de pisada neutra, a tecnologia deste tênis impressiona. Suas novidades e destaques estão concentrados, principalmente, na tecnologia U4ic, que promove amortecimento sem igual.