fabricante: Mizuno

O Mizuno Wave Sayonara 4 chega sem modificações abruptas em relação ao seu modelo anterior. Com uma alteração na malha de cabedal, pode-se perceber que a respirabilidade, ventilação interna e a drenagem permaneceram boas.

Mas o que muda visivelmente é a adoção de um solado com uma tração mais suave. Diferentemente do Sayonara 3, o quarto modelo utiliza de uma borracha não tão agressiva no contato com o solo. Permitindo, assim, uma passada mais suave com tração regular.

Por se tratar de um tênis de categoria Performance, o Mizuno Wave Sayonara 4 preenche inúmeros requisitos de um tênis para corrida de qualidade. Mas o que há mais para avaliarmos nesta quarta edição da Mizuno? Confira em nosso review!

  • Especialistas
  • Usuários
1 a 20 21 a 40 41 a 60 61 a 80 81 a 90 91 a 100

Média Geral

3 usuários: 85 / 100

2 especialistas: 83 / 100

Dê a sua nota:

prós

  • Mesh Respirável

    O Mesh foi todo remodelado, mas não perdeu sua boa respirabilidade e ventilação interna de modelos anteriores. Permanecendo, ainda, impermeável, apesar das tramas abertas.

  • Durabilidade

    A durabilidade do calçado é interessante. Isso porque as costuras no cabedal, o material em EVA da entressola e o solado em borracha, aliados, dão a sina de um tênis que alcança facilmente os mil quilômetros.

  • Versátil

    O Mizuno Wave Sayonara 4 possui a versatilidade como característica. Podendo ser utilizado para provas de curtas distâncias e médias distâncias, ele é uma boa opção para os corredores que já estão acostumados com este tênis de pouco amortecimento, e desejam correr uma meia maratona ou até uma maratona, por exemplo.

  • Conforto

    Apesar do pouco acabamento em espuma no interior, e o amortecimento discreto, muitos corredores avaliaram o Sayonara 4 como um tênis bastante confortável.

  • Solado

    O solado possui uma larga área emborrachada, muito parecida com a linha Prorunner, da própria Mizuno, que possui a disposição da borracha do solado como um destaque.

Contra

  • Costuras

    Ao longo do cabedal, infelizmente, foram notadas costuras. O que pode ser um grave problema para os corredores que não gostam deste tipo de adoção, sobretudo, em tênis de performance.

  • Flexibilidade

    Por se tratar de um tênis com a pisada seca, de pouco amortecimento sentido no contato com a superfície, esperava-se um tênis mais flexível, já que foi notada uma alta dificuldade em dobrar a parte frontal da peça.

Avaliações especialistas

Mais Positivo

Michael Mason-D’Croz

O Mizuno Wave Sayonara 4 é um tênis leve que faz qualquer um se sentir rápido. Tem amortecimento para as corridas longas, mas mantém uma base firme para a velocidade.

Mais Negativo

Donald Buraglio

O Mizuno Wave Sayonara 4 é uma atualização muito agradável do modelo anterior. Mas com conforto e suavidade superiores em comparação com a sua antiga versão. É relativamente rígido através do calcanhar e médio pé, e responsividade na sola não é tão dinâmico como outros modelos do mercado.

OUTRAS AVALIAÇÕES

  • Michael Mason-D’Croz

    O Mizuno Wave Sayonara 4 é um tênis leve que faz qualquer um se sentir rápido. Tem amortecimento para as corridas longas, mas mantém uma base firme para a velocidade.

  • Donald Buraglio

    O Mizuno Wave Sayonara 4 é uma atualização muito agradável do modelo anterior. Mas com conforto e suavidade superiores em comparação com a sua antiga versão. É relativamente rígido através do calcanhar e médio pé, e responsividade na sola não é tão dinâmico como outros modelos do mercado.

Atributos

  • Tecnologia

    A tecnologia Wave é uma placa voltada para absorção de impactos. Já a U4ic é um EVA bastante leve, com textura macia e de alta absorção de impacto. Além disso, acopla a tecnologia Smooth Ride, que diminui o movimento dos pés internamente ao largo das passadas, evitando o desperdício de energia. E ainda possui a tecnologia X10. Uma borracha de carbono que promove o aumento significativo da durabilidade e oferece maior tração. Por fim, a tecnologia AirMesh, localizada no cabedal, proporciona excelente ventilação e respirabilidade interna ao calçado.

  • Durabilidade

    O Mizuno Wave Sayonara 4 possui uma boa durabilidade. Alcança os mil quilômetros facilmente. Por esse motivo, treinar e competir com este tênis não será um problema. Com reforços pontuais, o tênis de performance da empresa japonesa se mostra suficiente para o corredor que abusa de seu par de tênis para corrida.

  • Amortecimento

    Comum dos tênis de performance e desempenho, o amortecimento é quase nulo. Isso serve como uma forma de resposta rápida da pisada em relação ao corredor. A pisada seca diminui o tempo de contato entre pé e superfície.

  • Flexibilidade

    O tênis é pouco flexível na região frontal, como rígido na região do contraforte. O clipe interno no calcanhar promove a rigidez na área.

  • Ventilação

    A modificação do mesh não apagou a respirabilidade e a ventilação da peça. O tênis possui boa entrada de ar e qualidade na circulação.

  • Aderência da Sola

    Assim como o cabedal, o solado também passou por modificações. Para não ficar tão tracionado como o Sayonara 3, a Mizuno resolveu apostar na quarta edição com uma borracha que não fosse tão aderente às superfícies.

Características

  • Cabedal

    Cabedal

    A tecnologia AirMesh compõe o cabedal. Possibilitando boa entrada de ar, circulação da ventilação e grata acomodação do pé ao tecido elástico, as mudanças do cabedal acabaram por serem pontuais

  • Entressola

    Entressola

    Em EVA U4iC. Sem modificar o que havia agradado os corredores que já utilizavam a linha Sayonara anteriormente.

  • Solado

    Solado

    Os usuários do Mizuno Wave Sayonara 4 notarão uma semelhança entre a nova versão da linha e os modelos Prorunner. A disposição da borracha e as ranhuras lembram muito bem a linha Ryder da Mizuno.

ANÁLISE

O Mizuno Wave Sayonara 4 entra para o mercado com poucas alterações em relação ao seu modelo anterior. Para se ter uma ideia, todas as tecnologias foram seguidas. Assim, com exceção do aprimoramento, nada mudou. A entressola permaneceu, o solado foi levemente modificado e o cabedal sofreu uma mudança.

Mudança esta que não retirou a boa respirabilidade e ventilação interna de qualidade do calçado. O novo desenho manteve as costuras – que desagrada grande parte dos compradores –, mas inseriu reforços em borracha lisa nas laterais, proporcionando uma maior durabilidade. Se o Sayonara 3 já era considerado de boa durabilidade, o quarto modelo não sairá do pé do corredor.

Bastante versátil, sua boa composição de tecnologia permite que o corredor use o Mizuno Wave Sayonara 4 para as mais diferentes distâncias. Com o objetivo de diminuir seu tempo de prova, o corredor sentirá uma pisada mais seca, com menos tempo de contato entre pé e superfície, diminuindo o tempo de passada. Isso pode incomodar alguns dos usuários, que acabam por preferir um tênis mais macio.

Outro ponto que desagradou aos usuários foi a flexibilidade do calçado. Exatamente por se tratar de um tênis para corrida de pisada seca, seria interessante um pouco mais de flexibilidade na peça. Afinal, a pisada seca sob um tênis flexível é bastante diferente em relação a um tênis de pisada batida em um tênis rígido. Algumas lesões podem acabar surgindo, dependendo da forma do pé.

Nosso veredicto? O Mizuno Wave Sayonara 4 apresenta uma boa qualidade, um mesh interessante, amortecimento mantido de um  modelo para outro e pisada batida que propicia um menor tempo de contato com a superfície. Para corredores que estejam buscando tênis para diminuir o tempo em corridas de curta distância e treinos de ritmo, sem dúvidas a linha Sayonara é uma das melhores do mercado.