fabricante: Nike

Air Max 2016 é um dos tênis para corrida mais aclamados da Nike. Sem muitas alterações, sua 11ª edição mantém o sucesso entre corredores que optam por calçados da categoria de amortecimento.

[Atualização] Veja o review do Nike Air Max 2017.

  • Especialistas
  • Usuários
1 a 20 21 a 40 41 a 60 61 a 80 81 a 90 91 a 100

Média Geral

2 usuários: 89 / 100

1 especialistas: 91 / 100

Dê a sua nota:

prós

  • Estilo

    Nike Air Max 2016 chega às prateleiras com várias cores que abrem um leque de opções para quem gosta de correr com estilo.

  • Durabilidade

    Quem já testou este modelo Nike confirma sua excelente durabilidade.

  • Respirabilidade

    Nike Air Max 2016 apresenta um cabedal com ótima respirabilidade.

  • Tração

    A borracha Environmentally Preferred Rubber (EPR) é ecologicamente correta e fornece para o Nike Air Max 2016 uma ótima tração.

  • Desempenho

    Este Nike recebe a conceituada tecnologia de construção tubular, que melhora a transição das passadas.

Contra

  • Peso

    O Nike Air Max 2016 pode gerar desconforto por ter um peso acima do desejado.

  • Preço

    Mesmo possuindo um ótimo custo benefício, o seu preço não agrada aos corredores.

Avaliações especialistas

  • Tênis para Corrida

    "Até agora o Air Max tem atendido satisfatoriamente seus usuários nos quesitos que todo corredor espera de um bom tênis para corrida: amortecimento, retorno de energia, estabilidade, respirabilidade, tração e segurança."

Características

  • Solado

    Solado

    O solado do Air Max 2016 continua o mesmo da versão 2015. Sua composição recebe borracha de carbono que garante uma excelente durabilidade e ajuda na redução do peso total do calçado. Seu design também se manteve e apresenta as mesmas linhas de corte que são estrategicamente posicionadas para garantir eficiência na flexibilidade do calçado. E para tração e aderência da sola contamos com os Mini Waffles, também presentes na edição passada.

  • Cabedal

    Cabedal

    O Cabedal do Nike Air Max 2016 continua com a mesma malha do modelo anterior. Sua principal vantagem é oferecer uma compressão inteligente capaz de se adaptar a cada movimento, ajustando-se aos pés sem resistência por toda a extensão do cabedal.

    Este modelo também manteve a estrutura insock que abraça a parte dianteira dos pés como uma meia evitando o deslocamento da língua e o contato direto de costuras com a pele. Isso oferece mais conforto e segurança ao eliminar as indesejadas bolhas ao fim do treino.

    Uma novidade é a nova versão da tecnologia Flywire que foi reposicionada e se apresenta mais refinada ocupando menos espaço nas laterais do tênis. Esta alteração não interfere no desempenho da tecnologia, mas melhorou de forma considerável ao reduzir a compressão que aplica sobre o meio dos pés.

Atributos

  • Tecnologia

    Air Max: tecnologia de amortecimento que absorve os impactos dos pés contra o chão protegendo músculos, tendões e articulações.

    Flywire: conjunto de filamentos aplicados nas laterais do calçado que têm como função oferecer ajuste e apoio ao médio pé.

  • Durabilidade

    Para garantir durabilidade ao calçado, a Nike utiliza a borracha de carbono BR1000, que além de possuir grande resistência à abrasão colabora na redução do peso total do calçado.

  • Amortecimento

    A unidade Air Max presente no calcanhar e na parte dianteira do tênis garantem uma elogiada capacidade de amortecimento e absorção de impactos. Estas capsulas de ar trabalham em conjunto com uma camada de espuma Cushlon que se estende por todo o comprimento da entressola proporcionando retorno de energia e elevada sensação de maciez.

  • Flexibilidade

    A flexibilidade o Nike Air Max 2016 é garantida pelo design que apresenta o seu solado. São os Flex Grooves, ranhuras feitas estrategicamente permitem que os pés tenham maior liberdade durante cada movimento.

  • Ventilação

    No cabedal, a sobreposição têxtil da parte frontal foi removida. Esta mudança oferece mais espaço para a frente dos pés, mas o principal benefício é a otimização da respirabilidade do calçado. Sem esta sobreposição de tecidos os pés ficam sempre secos e mantém temperaturas mais saudáveis durante o treino.

  • Aderência da Sola

    O solado do Nike Air Max 2016 apresenta desenhos em Mini Waffles que têm como função garantir tração e aderência da sola com eficiência.

  • Material

    Cabedal: fabricado com malha de tramas abertas.
    Entressola: PU (Poliuretano) e EVA
    Solado: borracha de carbono

  • Indicação

    Indicação

    Nike Air Max está na categoria de calçados de amortecimento e é indicado para corredores de pisada neutra que buscam uma sensação de extrema maciez durante os treinos.

ANÁLISE

Depois de grandes expectativas e suspenses a ansiedade de muitos corredores chegou ao fim com o lançamento de um dos mais aclamados calçados da Nike: o Air Max 2016.

Sem alterações significativas, podemos dizer que o Nike Air Max 2016 traz a mesma estrutura que sua edição passada. Prova disso é o preço que este tênis para corrida chegou às prateleiras: R$699,90. Com quase este mesmo valor ainda encontramos o Air Max 2015. Talvez isso se justifique exatamente pelo fato do novo modelo não apresentar melhorias que elevem sua posição se comparado ao seu antecessor.

Então, o que a Nike trouxe de novo para o mercado?

O cabedal do Air Max 2016 permanece com sua fabricação em mesh: malha de tramas abertas extremamente respirável, que oferece uma eficiente ventilação, mantendo o conforto de pés sem suor durante as corridas.

O que notamos na aparência do cabedal do Air Max 2016 é o seu aspecto mais inteiriço, como uma peça única que se encaixa sobre a entressola. Isso ocorre pelo fato de que este modelo possui poucas aplicações em sua malha, como podemos notar na parte dianteira do cabedal e em todo o calcanhar do modelo 2015. Esta é uma alteração em que muitos interpretam como apenas estética, mas estas aplicações podem oferecer resistência ao logo da corrida, quando os pés precisam de total flexibilidade do cabedal durante cada impacto e também pelo fato de que os pés sempre incham um pouco durante as corridas.

Além de ótima respirabilidade e liberdade de movimentos, uma das principais vantagens da malha usada pela Nike nos modelos 2015 e 2016 do Air Max é oferecer uma compressão inteligente, que se ajusta ao pé e à cada movimento feito durante a corrida, garantindo o mínimo de resistência possível por toda a extensão do cabedal.

Uma das poucas novidades do cabedal está na tecnologia Flywire. A edição do Air Max  2016 apresenta uma versão mais refinada dos cabos Flywire, que ocupam menos espaço nas laterais do calçado. Com este novo posicionamento dos cabos, o desempenho da tecnologia foi ampliado, possibilitando um ajuste mais preciso na pressão dos cadarços. A vantagem nisso é que a compressão na lateral dos pés foi ainda mais reduzida!

O cabedal deste novo Nike mantém sua estrutura sem costuras internas para mais segurança e conforto dos pés. O mesmo pode ser dito para a língua do calçado, que faz parte da estrutura insock que abraça os pés como uma luva. Além de evitar que a língua deslize, esta estrutura interna do cabedal permite um ambiente ainda mais seco e respirável para os pés.

A mudança estética mais notável foi feita no Shoosh (como é carinhosamente chamado o logotipo da Nike) do cabedal que mudou de posição. No modelo 2015 ele se encontrava na lateral do tênis. Já na edição Air Max 2016 o logotipo foi colocado em cima da parte frontal do tênis e está maior e mais visível!

 

Entressola 

A entressola do Air Max 2016 continua a mesma do seu modelo anterior. Todo o seu comprimento possui cápsulas de ar que são fabricadas em PU (Poliuretano) e recobertas por material translúcido. Esta é a plataforma de amortecimento Air Max, uma das mais consagradas tecnologias desenvolvidas pela Nike.

Acima desta estrutura encontramos uma camada de espuma Cushlon, que possui ranhuras que se integram perfeitamente à plataforma da entressola Air Max. Estas duas estruturas juntas proporcionam um amortecimento super leve, ampliando a sensação de movimento natural dos pés.

Solado 

O solado do Air Max 2016 também continua com a mesma estrutura que o da versão anterior. Sua composição recebe borracha de carbono para mais durabilidade e levesa do solado. A flexibilidade fica por conta de estrategicamente posicionadas no solado. Para tração e aderência da sola podemos contar com o design em mini waffles.

Conclusão 

Até o momento o Nike Air Max 2016 tem atendido satisfatoriamente aos corredores que buscam amortecimento macio, retorno de energia suave, estabilidade, respirabilidade, tração e segurança.

É possível avaliar ainda que a Nike presta muita atenção em seus clientes, pois a única mudança significativa, que foi a melhoria dos cabos Flywire, veio a partir de reclamações de corredores que notaram uma compressão maior do que o desejável desta parte do tênis.