fabricante: Puma

O Puma Faas 500 V4 entra numa linha particular de tênis para corrida. Isso se deve ao fato de ele prezar por uma alta flexibilidade, drop baixo e aerodinâmica acentuada. Ou seja, um tênis voltado para a velocidade, menor resistência e, consequentemente, menor tempo.

Por trazer menor preenchimento de espuma, minimalismo em sua composição e agregando velocidade à passada, o Faas 500 V4 se difere dos demais tênis no mercado por incorporar um material robusto, porém com a característica de um calçado reduzido (calçados de alta flexibilidade e drops baixos).

O modelo Faas 500 V4 da Puma se torna um exemplo do que se entende por tênis reduzido. Compondo uma categoria ainda carente no mercado, este calçado pode ser comparado, por exemplo, ao Mizuno Hitogami ou o Nike Free RN 2016, contudo com atenuante para o drop Puma que é significativamente menor.

  • Especialistas
  • Usuários
1 a 20 21 a 40 41 a 60 61 a 80 81 a 90 91 a 100

Média Geral

0 usuários: 0 / 100

5 especialistas: 85 / 100

Dê a sua nota:

prós

  • Flexível

    Altamente flexível, o modelo tem como principal característica principal essa meleabilidade sentida na passada. O tênis não tem qualquer suporte ao longo de sua construção do cabedal.

  • Drop baixo

    Com 4mm de drop, o modelo apresenta uma qualidade incomum nos tênis rápidos: a uniformidade da pisada. Ao aterrissar com um drop baixo, o médio pé tem um tempo de resposta menor para atingir o chão, promovendo uma velocidade ao atingir o pé na superfície, sem a demora comum da pisada com calcanhar alto em relação à biqueira.

  • Responsivo

    Um tênis de resposta rápida, sem absorver muito o impacto, mas ainda assim mantendo o conforto na aterrissagem. A responsividade se deve a tração baixa que permite ao tênis não “colar” na superfície.

  • Amortecimento

    É suficiente e bastante elogiado. Isso porque, apesar de não envolver qualquer tipo de sobreposição com tecnologias de última geração, ele acaba por utilizar o TPU em cápsulas de ar que promovem uma boa impulsão ao corredor.

  • Cabedal com bom ajuste

    O ajuste do cabedal acaba compensando a ausência de suporte no calcanhar ou na própria construção. Evitando lesões e firmando o pé durante a corrida.

  • Refletivo

    Para corredores noturnos, a refletividade é indispensável. Uma tecnologia que já deveria ser de praxe, mas que ainda não está inserida em todos os modelos de tênis para corrida.

  • Custo/benefício

    Por R$ 379, o Puma Faas 500 V4 se torna uma interessante opção para competições de curta distância, treinos de ritmo ou até para o cotidiano.

Contra

  • Durabilidade

    A durabilidade ficou a desejar. A resistência do tecido de cabedal acaba por ser insuficiente, sobretudo em sua parte frontal.

  • Mais leve

    Segundo os próprios usuários constantes da linha Faas, o modelo poderia ser um pouco mais leve para se tornar mais competitivo no mercado.

Avaliações especialistas

Mais Positivo

Viver Correndo

Via: Viver Correndo

O Faas 500 v4 é ótimo para quem procura um tênis de corrida leve e rápido. Ele promove a pisada com a parte central do pé, oferecendo amplo suporte.

Mais Negativo

Runner's World

Ele não agradou a todos ao ser calçado pela primeira vez, contudo, ao começar o exercício, percebeu-se que estava ausente a qualidade e conforto prometido.

OUTRAS AVALIAÇÕES

  • Viver Correndo

    Via: Viver Correndo

    O Faas 500 v4 é ótimo para quem procura um tênis de corrida leve e rápido. Ele promove a pisada com a parte central do pé, oferecendo amplo suporte.

  • Jon Ober

    Puma realmente fez sua lição de casa nesta. Para um tênis tão leve, fiquei até impressionado com a quantidade de suporte oferecida. Meus piques rápidos dispararam e minhas corridas mais longas, de dois dígitos, me deram o passeio firme que eu precisava.

  • Gustavo Maia

    Via: Sua Corrida

    Ele é feito para quem já está acostumado com o próprio ritmo, com a própria corrida. Um tênis voltado para a velocidade e para a intensidade.

  • Thomas

    O estilo é bom e as funções bem, num contexto geral. Definitivamente recomendo dar uma tentativa de Puma Faas 500 V4.

  • Runner's World

    Ele não agradou a todos ao ser calçado pela primeira vez, contudo, ao começar o exercício, percebeu-se que estava ausente a qualidade e conforto prometido.

Atributos

  • Tecnologia

    - FaasFoam: Promove leveza, conforto e boa resposta na pisada;

    - EverTrack: Borracha de boa durabilidade utilizada em áreas específicas com maior concentração de desgaste;

    - Flex Grooves: Ranhuras adotadas para ampliar a flexibilidade do calçado;

  • Durabilidade

    Baixa, sobretudo no cabedal. Apesar de a entressola e o solado serem, de certa forma, resistentes, o cabedal deixa bastante a desejar sem qualquer proteção de tecido de sobreposição.

  • Amortecimento

    A tecnologia FaasFoam proporciona adequada maciez à pisada, contudo nada significativa que desacelere a resposta. A ideia é manter conforto sem perder a responsividade.

  • Flexibilidade

    O modelo Faas 500 V4 se caracteriza por sua alta flexibilidade ao encaixar o pé à peça. Indescritível sensação de maleabilidade com o pé, proporcionando segurança por seu bom ajuste de cabedal.

  • Ventilação

    Por não haver tecidos de sobreposição, as tramas abertas do mesh que compõem o cabedal proporcionam uma boa circulação de ar dentro do Faas 500 V4. A respirabilidade interna é ideal.

  • Aderência da Sola

    Com pontos específicos de borracha EverTrack, o calçado possui uma aderência intermediária. Nada impressionante que mantenha segurança em pistas molhadas, mas nada que promova alto grau de periculosidade ao encarar tais superfícies.

Características

  • Cabedal

    Cabedal

    Adota tramas abertas, em mesh, sem tecido de sobreposição ou costuras, com o intuito de promover leveza e menor atrito ao pé do corredor ao longo da atividade.

  • Entressola

    Entressola

    Incorpora a tecnologia FaasFoam, que proporciona agradável aterrissagem do calcanhar e biqueira uniformes numa pisada sutil e de ótima resposta.

  • Solado

    Solado

    A borracha EverTrack se caracteriza por estar presente em específicos pontos, e não abranger em completude a extensão do solado do Puma Faas 500 V4.

ANÁLISE

O Puma Faas 500 V4 abrange uma categoria particular de tênis de corrida. Voltado para a prática esportiva – não necessariamente a corrida de rua –, ele é uma das variadas opções da marca para a corrida rápida, seja ela de tiro curto, seja ela partindo dos cinco quilômetros. Esse novo modelo Puma pode ser uma interessante proposta para competição dentre os tênis leves e rápidos do mercado.

Responsividade com conforto no Puma Faas 500 V4

A Puma incorporou um bom ajuste no pé que maximizou o conforto, mantendo uma pisada uniforme no drop de 4mm, independendo da quantidade de espuma adotada no calcanhar para aterrissagem. Dessa forma, uma composição apenas para promoção de sutil maciez fora suficiente, sem a necessidade de incremento robusto ou quaisquer tecnologia que infringisse no peso do calçado ou na sua resposta ao atingir a superfície.

A ideia foi concebida com exatidão. A passada é agradável, não prende ao chão para aterrissam (também em virtude da tração moderada) o que proporciona uma resposta rápida para um tênis extremamente leve e aerodinâmico.

Resistência baixa

A durabilidade deixou bastante a desejar. O modelo apresentou um tecido de cabedal bastante suave e nada resistente. Desagradou muito aos usuários a falta de uma sobreposição mais firme, bem como proteções à entressola e solado. Neste quesito, o Puma Faas 500 V4 deixou muito a desejar.

Nosso veredicto? Pelo custo/benefício, é impossível dizer que um modelo rápido e versátil como este não vale a pena. Com ótima construção sob a perspectiva do custo, o modelo concorre de perto com os modelos leves do mercado (FKR, por exemplo), no entanto se sobressaindo por sua proteção ao pé e versatilidade notória.