Como amarrar o cadarço do tênis de corrida

Imagem: 123RF

Caso não seja adepto da corrida descalça, você deve estar atento às sugestões da utilização de um bom par de tênis para uma corrida mais confortável. A ciência já alertou, no entanto, que correr descalço não apresenta maiores riscos a lesões. Entretanto, para quem prefere maior conforto no trajeto, nada melhor do que um bom par de tênis ideal para o tipo de corrida escolhido.

Existem formas de amarração adequadas que podem auxiliar muito na hora do exercício físico. O corpo reage, por inteiro, ao movimento dos pés. E pode ter uma certeza: a amarração do calçado faz uma grande diferença em seu trajeto – talvez seja este o motivo que tenha diminuído sua performance nas últimas corridas, quem sabe?

Apesar das inúmeras pesquisas que costumam ser agora estipuladas em cima da corrida de rua, uma certeza ainda cerca as conclusões em cima dos estudos: os benefícios desta atividade física simples faz toda a diferença no dia a dia. Aprimorando-se, adotando o equipamento correto e focando sempre na evolução do melhor movimento, é possível potencializar estes benefícios.

Dessa forma, abrangeremos neste artigo como a ciência tem auxiliado os corredores, assim como estimulado o surgimento de novos praticantes com as pesquisas que especificam os benefícios e vantagens de adotar esta atividade física como rotina. Seja na esteira de uma academia, seja ao ar livre. Correr é sempre sinônimo de saúde.

Como a ciência indica a amarração correta do tênis para corrida

A corrida é uma prática esportiva bastante simples. Um pé por vez, uma distância programada e uma velocidade concentrada. O trabalho de pés e respiração funciona, mas ainda é necessário um bom tênis para corrida. Mas muito mais: saber como amarrá-lo com eficiência. Assim, ele ajudará muito mais o corredor do que apenas encaixado no pé, sobretudo os que possuem alta acentuação do arco plantar, como também os que possuem dores nas panturrilhas ou tornozelos.

Especialistas já constatam que o risco de lesões aumenta muito nos corredores que não utilizam o melhor laço para seus cadarços. Se você deseja ter o melhor desempenho do seu melhor tênis de corrida, aproveite dicas de como amarrar corretamente o calçado para conseguir a melhor performance em treinos e competições.

Os estudos sobre amarração

Pesquisas que abrangem a biomecânica e a questão focada na fisiologia constataram reforço da amarração relacionadas à diminuição de lesões, aumento da performance e melhora da saúde corporal. Apesar de muitos corredores ainda negarem a prevenção e preparação antes das corridas, inúmeros estudos que passam a especificar a importância da preparação para a atividade passam a surgir.

Um bom exemplo de estudo que notou as diferenças de desempenhos e resultados de corredores utilizando amarrações diferentes fora realizado na Universidade de Duisburg, na Alemanha, e liderado por Marco Hagen. A pesquisa rendeu inúmeras publicações, e teve como objetivo avaliar as diversas variações que a amarração do calçado influenciava no desempenho do corredor.

Mais especificamente, os vinte corredores voluntários foram submetidos a uma corrida de 12 quilômetros em uma esteira, avaliando a força do impacto, a pronação e a pressão da sola do pé em contato com a superfície. O grupo utilizou o mesmo calçado, o Nike Air Pegasus, mas com amarrações diferentes. Logo de cara, as amarrações diferentes apresentaram resultados múltiplos sob avaliação dos corredores após o trajeto.

Apesar de os resultados ainda não serem significativos para consideração da melhor forma de amarração do calçado, as conclusões em cima do estudo constataram que laços diferentes promovem resultados diferentes. No entanto, como a própria pesquisa sustenta, seria necessária uma avaliação em longo prazo para definir a melhor amarração fixa para o corredor, como também seus efeitos em um determinado período de tempo expressivo.

Cinco dicas para amarração do tênis

Apesar de ainda não haver uma conclusão de como amarrar o tênis, cientistas e pesquisadores recomendam específicos casos para determinadas situações. Em suma, há cinco excelentes opções que podem servir como gratas proporções de uma corrida confortável, diminuindo o risco de lesões e mantendo a mecânica do solado intacta e bem portada.

  • Ziguezague

É a forma mais comum de amarração, entretanto a proposta é o uso do ziguezague até o sétimo furo (o furo extra). É ideal, sobretudo, para quem sente folga no calcanhar durante as passadas.

  • Duplo Ziguezague

Um duplo ziguezague exige dois cadarços em cada calçado. Ele ajuda a controlar a pressão que o peito do pé exerce no contato com o solo, firmando-o. Excelente para quem tem o arco alto, essa amarração tem certa dificuldade em ser realizada. O primeiro passo é inserir o primeiro cadarço em ziguezague comum nos três primeiros furos, dando um nó ali mesmo. Já o segundo é preso por um novo nó até o furo extra, independente do primeiro, mas realizando também o ziguezague. Ideal para corridas em ladeiras íngremes.

  • Paralela

Enquanto que uma ponta do cadarço vai do primeiro furo ao último (não o furo extra) em diagonal, a outra faz um ziguezague por todos os demais furos individualmente. Essa amarração auxilia a levantar a biqueira do tênis, aliviando a pressão do médio pé.

  • Paralela com ziguezague

Retirando toda a pressão do peito do pé de alto arco plantar, essa amarração começa com um X nos dois primeiros pares de buracos, no entanto na fila entre três e quatro, o X é eliminado, voltando no quinto e sexto furo, sem auxílio do furo extra.

  • Amarração elástica

O elástico é uma opção entre muitos corredores experientes. A ideia é tensionar o elástico com uma presilha até ficar na firmeza desejada. Ele pode ser realizado em ziguezague comum, sendo opção do corredor utilizar o furo extra ou não.

A amarração faz a diferença?

Por menor que pareça, a amarração adequada é fundamental para uma apta execução da atividade física. A corrida é um esporte que não exige muito, e pode ser praticada por profissionais e amadores. No entanto, é sempre imprescindível frisar que o cuidado para evitar lesões e promover o conforto são essenciais para a prática saudável.

A boa amarração é sinônimo de pés firmes e prontos para o contato com a superfície, seja ela o asfalto ou a esteira. Pés firmes no chão, perfeitamente calçados e amarrados ao par de tênis. Dessa forma, o exercício será um benefício para mente, corpo e alma em sua totalidade. Ao menos é o que garantem os especialistas na área.

FONTES:

  • http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/equipamentos/guia/dica-como-amarrar-o-tenis-para-correr-em-ladeiras-ingremes.html
  • http://www.suacorrida.com.br/treino-finisher/5-jeitos-de-amarrar-seus-tenis/
  • http://www.vaicorrer.com.br/furo-extra-do-tenis-como-usar/