fabricante: Salomon

O Salomon XA Pro 3D chega ao mercado de tênis para trilhas com uma boa composição de material, tecnologia de ponta e ótimos apontamentos que os diferenciam para seus demais concorrentes. Sobretudo se destaca o seu sistema de amarração.

Com ótimo conforto proporcionado ao corredor. Este tênis para aventuras acabou por ser adotado por corredores de trilha, muito por causa de sua boa estabilidade para superfícies instáveis, adequada tração e conforto de sobra.

Ideal para os mais diferentes tipos de corredores, este tênis acaba por apresentar poucos pontos contrários, mas, ainda assim, significativos na hora da compra. Confira nossa avaliação completa sobre o Salomon XA Pro 3D e tire suas próprias conclusões.

  • Especialistas
  • Usuários
1 a 20 21 a 40 41 a 60 61 a 80 81 a 90 91 a 100

Média Geral

4 usuários: 80 / 100

1 especialistas: 80 / 100

Dê a sua nota:

Salomon XA Pro 3D é bom?

Prós

  • Cadarço

    O sistema de amarração inova para promover maior facilidade e praticidade ao amarrar o calçado. Com design mais conveniente, ele afirma melhor o pé ao calçado.

  • Ventilação

    As tramas abertas na região do cabedal promovem boa ventilação interna. A respirabilidade ideal que exige um corredor de trilha.

  • Durabilidade

    O tênis apresenta inúmeros reforços e muita eficiência para enfrentar trilhas, superfícies desniveladas e as mais diferentes variações de clima.

  • Tração

    Com borrachas independentes, o sistema de tração promove firmeza ao usuário do Salomon XA Pro 3D.

  • Estabilidade

    Muito estável, este tênis assegura que o pé não se desloque no interior durante a trilha. Essa estabilidade também possui muita relação com a firmeza e suporte promovido pelo sistema de amarração.

  • Conforto

    O tênis é bastante confortável. Segundo avaliação dos usuários, o acolchoado interno acomoda muito bem o pé, proporcionando uma sensação de abraço, suporte e maciez.

  • Impermeável

    Para uma trilha, nada melhor do que um tênis impermeável. A água até entra, devido às tramas abertas, mas imediatamente seca a região interna devido a impermeabilidade em conjunto com a boa ventilação interior.

Contras

  • Ausência de suporte ao tornozelo

    O clipe interno parece estar ausente neste modelo Salomon. A ausência deste clipe impede um maior suporte no tornozelo que, dependendo de seu formato, pode sofrer deslocamentos brutos ao longo da corrida, promovendo-se lesões.

  • Custo/benefício

    Por quase R$ 700, o tênis dificilmente valerá a pena. Com outros concorrentes no mercado de mesma qualidade a um preço menor, o usuário pensará muito antes de o adquirir.

  • Baixo poder de absorção

    O sistema de amortecimento deixa bastante a desejar, sendo notada baixa absorção do impacto pela região da entressola e solado.

Avaliações especialistas

  • Daniel Gonzalez

    O Salomon XA PRO 3D é um tênis muito bom para trilha, ele proporciona conforto, confiabilidade e também está na moda. Sua proteção para o pé é louvável.

Atributos

  • Tecnologia

    A tecnologia Contagrip é uma combinação de borrachas utilizadas para promoção de tração e adequação às diferentes superfícies enfrentadas em uma trilha. Já a tecnologia Sensifit trabalha na base do pé para proporção de um ajuste preciso. Por fim, a tecnologia 3D Advanced Chassis é o trabalho com o controle de movimentação e gestão de energia na resposta das passadas.

  • Durabilidade

    O calçado apresenta excelente durabilidade. Com reforços precisos, o Salomon XA Pro 3D se mostra bastante durável para superar as mais diversas trilhas.

  • Flexibilidade

    Por ser um tênis voltado às trilhas e a aventura, a flexibilidade é sutil. Exigindo um tênis mais firme, o público usuário de tênis para trilha vê com bons olhos um tênis de baixa flexibilidade.

  • Amortecimento

    O amortecimento deixou a desejar, segundo alguns usuários. Sobretudo para os corredores que pisam com o calcanhar, a absorção de impacto se mostrou quase nula.

  • Aderência da Sola

    A tecnologia Contagrip utiliza um mix de borrachas especiais para promoção de boa tração e adaptação às diferentes superfícies.

  • Ventilação

    A respirabilidade do calçado é ótima. Sem dúvidas um dos grandes pontos de destaque deste modelo Salomon. A ventilação interna impressiona, e se torna uma surpresa grata, sobretudo em terrenos molhados.

Características

  • Cabedal

    Cabedal

    Tecido em tramas abertas resistente ao desgaste, a parte superior do Salomon XA Pro 3D se mostra um tênis bastante respirável e eficiente na ventilação interna.

  • Entressola

    Entressola

    O EVA injetável promete uma boa absorção de impactos e maciez às pisadas. No entanto, os usuários afirmam do contrário.

  • Solado

    Solado

    A tecnologia Contagrip soma ótima combinação de borrachas para a promoção de uma ótima tração ao corredor que decidir pelos mais diferentes terrenos.

ANÁLISE

O Salomon XA Pro 3D é um tênis para trilha. Fugindo um pouco dos diversos tênis para corrida em trilha, ele se caracteriza muito mais por seu estilo voltado para os aventureiros de plantão. Sua adoção às corridas veio devido ao bom suporte ao pé, o conforto e qualidade no que tange durabilidade do calçado. Sendo, assim, um tênis de boa qualidade, com poucos pontos contrários, e interessantes apontamentos positivos.

Um exemplo é a ventilação interna. Com boa capacidade de respiração, o tênis se torna ideal para os corredores de trilha que desbravam os mais diferentes tipos de terrenos. Enfrentado calor, frio, água, areia… enfim, tudo! O tênis se mostrou bastante adaptado para promover uma boa capacidade de respiração ao pé. Evitando entrada de água, como também permitindo circulação de ar.

Mas é no cabedal também que vemos um grato destaque do Salomon XA Pro 3D. Seu sistema de amarração é inovador. Utilizando um espaçamento mais largo, e laços mais finos, a amarração permite um melhor suporte, firmeza e abraço de qualidade ao tênis, impedindo que o pé se mova no interior da peça. Mais cômodo para amarrar, ele poupa tempo e raramente desfaz sua presilha.

No entanto, há também os destaques negativos, como o amortecimento da região do calcanhar, e também a ausência de suporte na região. Num todo, o modelo parece descartar um pouco a região traseira do pé, focando muito mais na região frontal. É perceptível que o pisar do calcanhar em contato com a superfície pouco absorve impactos. Assim como também nota-se a ausência de suporte (clipe interno) para dar firmeza às pisadas mais desregulares que forem ser realizadas com a região traseira.

Nosso veredicto? O Salomon XA Pro 3D passa longe de ser um tênis de baixa qualidade. Entretanto, quando se pensa no preço de quase R$ 700, o susto se torna grande. Por esse valor, outros modelos – inclusive superiores –, do mercado podem ser encontrados. Deixando, assim, o modelo do Salomon nas prateleiras.