fabricante: Nike

O Nike Downshifter 11 é um tênis para corrida de entrada da marca norte-americana, tido como um dos queridinhos de corredores e corredoras iniciantes, mas também amado por aqueles que buscam um calçado versátil e de ótimo custo-benefício.

Menos tecnológico, mas muito mais acessível, o modelo chama atenção por seu equilíbrio, sobretudo para usos em corridas leves, caminhadas, para a academia ou ainda destinado para o dia a dia, como trabalho ou estudos.

É uma escolha segura para quem busca um tênis para corrida com excelente construção e que entrega uma boa resposta, estabilidade e conforto.

  • Especialistas
  • Usuários
1 a 20 21 a 40 41 a 60 61 a 80 81 a 90 91 a 100

Média Geral

1 usuários: 100 / 100

1 especialistas: 80 / 100

Dê a sua nota:

Nike Downshifter 11 é bom?

Prós

  • Custo-benefício

    O preço da linha Downshifter sempre se mantém estabilizado na casa dos R$ 200. Isso é um ponto positivo, pois o torna bastante acessível e ainda faz com que o tênis seja uma opção para calçado sobressalente de corredores e corredoras voltados para a velocidade.

  • Versátil

    A versatilidade deste tênis realmente chama a atenção. Afinal, o Nike Downshifter 11 cumpre muito bem com a proposta de um tênis para todas as horas. Bom, bonito e barato, o calçado é excelente para tarefas do dia a dia, para caminhadas e, claro, para a academia - além, obviamente, da corrida de rua.

  • Absorção de impacto

    Um EVA simples é adotado na entressola, capaz de promover adequado amortecimento e absorção de impacto mediana. Levando-se em conta a tecnologia do calçado, o Downshifter 11 entrega uma boa resposta na pisada e adequado retorno de energia.

  • Estabilidade

    Este modelo Nike oferece uma construção com estruturas que garantem a estabilidade durante a prática do treino, mantendo os pés sempre firmes e seguros sem interferir na liberdade dos movimentos naturais.

Contras

  • Pouco arejado

    Embora tenha cabedal com malha de tramas abertas, o tecido é bastante simples e pouco arejado. Para as atividades do dia a dia ele serve muito bem. Entretanto, para corridas de média e longa distância, a tendência é esquentar um pouco o pé.

  • Acabamento

    Se a construção recebe elogios, o mesmo não pode ser dito do acabamento. Houveram alguns descuidos que acabaram entregando um design um tanto quanto desleixado. Em alguns pontos, assimetrias podem ser observadas ao longo do cabedal e da entressola, principalmente.

  • Estreito

    A forma, assim como os demais tênis de entrada da Nike, tal como as linhas Quest e Revolution, possuem a forma estreita. A recomendação é sempre procurar por um número maior para assim evitar eventuais desconfortos.

Avaliações especialistas

  • Sarah Dean

    Eu recomendaria o Downshifter 11 para quem quer correr os primeiros 5 km, 10 km ou até mesmo meia maratona.

Características

  • Cabedal

    Cabedal

    No cabedal, observa-se um mesh simples. O tecido vinil que recobre toda a extensão do calçado apresenta uma ventilação abaixo do esperado. Na lingueta, bom preenchimento de espuma. No contraforte, uma clipagem média que garante firmeza ao calcanhar, reduzindo as chances de lesões.

  • Entressola

    Entressola

    Um EVA bastante simples na região que proporciona um amortecimento mediano. Contudo, o preenchimento de EVA está muito mais relacionado à estabilidade da pisada, promovendo maior segurança na passada.

  • Solado

    Solado

    Emborrachamento por toda a extensão do tênis, conferindo boa aderência de sola e tração adequada.

Atributos

  • Tecnologia

    EVA: espuma simples de injeção média ao longo de toda a extensão do calçado. O EVA do Nike Downshifter 11 é mais firme e voltado à estabilidade do que propriamente à maciez.
    Mesh: tecido em vinil, com tramas pouco abertas em relação ao antecessor

  • Durabilidade

    A boa construção do calçado com um tecido mais áspero no cabedal, um EVA mais firme na entressola, além de um solado emborrachado geram, como um todo, uma boa durabilidade ao Nike Downshifter 11.

  • Amortecimento

    Amortecimento médio fornecido pelo EVA da entressola proporciona uma pisada firme e, de certa forma, seca. Para caminhadas, academia e corridas curtas funciona muito bem. Agora, para treinos mais longos, o desconforto pode aparecer após 30 ou 40 minutos de uso contínuo quando o foco é a corrida de rua.

  • Flexibilidade

    Apresenta uma flexibilidade adequada. Nada impressionante, mas também sem rigidez. A quantidade de EVA não impede um tênis flexível. Seu cabedal em mesh também colabora para sua flexibilidade.

  • Ventilação

    O tecido em vinil, remodelado em relação ao Downshifter 10, não agradou. Isso porque o tênis perde pontos em sua capacidade ventilação, podendo gerar um elevado calor interno, principalmente em climas mais quentes.

  • Aderência da Sola

    Borracha de boa qualidade no solado garante aderência adequada nos mais diferentes terrenos. Pensando em corridas pela cidade ou até mesmo em esteira, o Nike Downshifter 11 cumpre bem com o seu propósito.

ANÁLISE

O Nike Downshifter 11 é um tênis de entrada com boas referências, excelente preço no mercado e muito acessível. O calçado realmente tem uma construção muito interessante, além de ter a sua durabilidade bastante elogiada, bem como a sua versatilidade, como um tênis destinado para corrida, caminhada ou academia.

Entretanto, mesmo sob a perspectiva de uma linha de entrada, o Downshifter melhorou aspectos em relação ao seu antecessor e piorou em outros, colocando em dúvida a sua qualidade em alguns pontos específicos, principalmente quando comparado aos demais tênis de entrada, sejam eles da Nike ou outras marcas.

Construção e versatilidade

A construção do calçado é de boa qualidade. Apostando na média, o Nike Downshifter 11 foi capaz de entregar o que um tênis de entrada necessita para se destacar: uma boa estrutura para contribuir com a versatilidade do calçado.

Por isso, a versatilidade do mesmo se destaca. O modelo carrega a alcunha de ser um tênis excelente para as mais variadas tarefas do dia a dia, assim como confere um leque de opções para os mais diferentes tipos de esportes.

Em suma, é um calçado que oferece alta durabilidade a quem está pensando em um tênis para corrida destinado a iniciantes, tal como para aqueles que procuram uma opção para conciliar com a caminhada e a academia.

Amortecimento para ortopédicos e acabamento duvidoso

Embora tenha um amortecimento de qualidade mediana, o modelo não é recomendado para quem apresenta problemas ortopédicos, sobretudo na região do arco do pé. A batida seca pode ser fator determinante, por exemplo, para agravar eventuais dores na região.

Já do ponto de vista do design, mesmo que seja bastante atraente, o Downshifter 11 conta com um acabamento “relaxado”, podendo ser encontradas assimetrias de um calçado para o outro.

Nossa conclusão? Pelo custo-benefício, para quem está começando na corrida de rua e dispõe de um orçamento limitado, o Nike Downshifter 11 é um modelo interessante, pois comporta uma variedade muito maior de uso em comparação direta aos concorrentes no mercado.

Entretanto, é sempre importante ressaltar que, sendo um tênis para corrida de entrada, as suas tecnologias não são sofisticadas como de outros modelos, o que requer atenção para diferentes tipos de usuários.