Mizuno Wave Creation 19 é bom?
Prós
-
Conforto
Segundo inúmeras avaliações de usuários, foi positiva a resposta de conforto do calçado. Um bom encaixe, a boa distribuição da espuma de entressola e o tecido interno de cabedal se somam para proporcionar uma ótima experiência ao corredor que optar pelo Creation 19.
-
Estrutura
O tênis sofreu não só uma remodelagem, como também uma reformulação estrutural. Com um novo design de estrutura, o calçado proporcionou não só uma ótima aerodinamicidade, mas também corroborou para uma pisada de maior propulsão.
-
Responsivo/Propulsão
Apesar do peso, é um tênis rápido. Isso se deve ao fato de o calçado proporcionar uma transição eficiente que culmina numa propulsão de qualidade; uma resposta consideravelmente rápida.
-
Estabilidade
A pisada é concisa e segura. Uma passada proporcionada por uma disposição de borrachas adequadas no solado que aterrissam o pé com primor, sem perder resistência, velocidade ou transição.
-
Amortecimento
A disposição de entressola sofreu modificações significativas da antiga versão para a atual. Com uma entressola mais discreta, contudo mais eficiente, o calçado apresenta uma absorção de impacto interessante, sendo, notoriamente, um tênis alto, seja na parte da frente, seja na parte de trás.
-
Tração
A disposição das borrachas no solado possibilita uma adaptação fácil a qualquer tipo de superfície. O que mais impressiona no calçado, segundo uma parcela da crítica, é o comportamento do mesmo em superfícies molhadas, sempre salientado pelos avaliadores profissionais.
-
Ventilação
Tramas abertas na região superior possibilitam uma ótima ventilação no interior da peça. A respirabilidade é contínua, eficiente e auxilia muito em dias quentes.
Contras
-
Drop alto
Ultrapassando a barreira dos 10mm (que já é considerado um drop alto, apesar de regular), o Creation 19 deixa a desejar neste quesito. Um drop alto carrega o arco plantar, podendo ser um causador em potencial de câimbras na região.
-
Pesado
O peso realmente necessitaria muito de redução. Com 360g no modelo masculino e 300g no feminino, o novo modelo da linha Creation se torna um peso-pesado em todos os sentidos da palavra.
-
Custo/benefício
O valor desagradou. Indo ao mercado a quase R$ 800, o Mizuno Wave Creation acaba sendo sempre um tênis requisitado, mas nunca como a primeira opção de compra.
Avaliações especialistas
-
Runner Click
Com excelentes upgrades em relação ao modelo anterior, o Wave Creation 19 é um ótimo modelo para corridas diárias.
Rankings
Atributos
-
Tecnologia
- Infinity Wave: plataforma modificada em relação a versão anterior. Maior durabilidade, maciez e resposta.
- U4icX: a absorção de impacto é simplificada por essa tecnologia que se tornou indispensável nos tênis Mizuno.
- Smooth Ride: tecnologia que inibe as oscilações da pisada do corredor em superfícies irregulares.
- X10: borracha de alta qualidade comumente utilizada nos modelos Mizuno, com flex grooves que realizam um trabalho de qualidade, flexibilidade e aderência.
-
Durabilidade
A nova construção permitiu uma durabilidade superior a encontrada no modelo 18. No Creation 19, sobreposições são mais percebidas, reforços são notáveis e a seleção de materiais proporcionou um modelo resistente, capaz de alcançar longas distâncias; sendo um híbrido entre tênis para provas ou para treinos variados.
-
Amortecimento
O trabalho em conjunto da tecnologia Wave e U4icX é coroada pela Smoothie Ride. A ideia é proporcionar absorção de impacto e responsividade ao mesmo tempo em que uma passada correta e concisa é praticada. Diminui-se o risco de lesões e a segurança se eleva com uma maciez notória do calçado.
-
Flexibilidade
Graças ao flex grooves localizado na região do solado, a possibilidade de flexão do calçado é suficiente. Maleável, a parte frontal dobra-se facilmente. Contudo, a firmeza do contraforte clipado impede tal maleabilidade na região do calcanhar, que suporta o tornozelo do corredor com segurança.
-
Ventilação
As tramas abertas da região do cabedal possibilitam uma boa entrada de ar e circulação constante. O calçado permite essa ventilação constante graças ao material denominado Dyanamotion Fit, um tecido leve e de boa respirabilidade.
-
Aderência da Sola
A borracha X10 é uma das melhores existentes no mercado. Compondo quase 100% da região, ela permite uma aterrissagem segura, uma transição rápida e uma aderência eficiente.
-
Material
- Dyanamotion Fit: tecido sintético que permite entrada de ar constante na peça.
- AirMesh: também compondo o cabedal, a malha é elástica e, assim como a Dyanamotion, permite entrada considerável de ar no interior.
Características
-
Cabedal
Compondo-se da tecnologia Dyanamotion Fit e AirMesh, estas ganham a companhia da chamada Seamless Printed Overlays, que reforça a estrutura do cabedal sem necessidade de costuras.
-
Entressola
Macia, absorvente de impactos e responsiva. Uma entressola completa que realiza um trabalho de coação com eficiência e excelência.
-
Solado
A borracha X10 compreende majoritariamente a região, trazendo ótima absorção e segurança à pisada, estabilizando a aterrissagem.
ANÁLISE
O Mizuno Wave Creation 19 chega ao mercado com uma releitura do modelo anterior. Aprimorada, a linha teve adições pontuais que trouxeram uma nova visão do público sob a ótica de um modelo que é sucesso da marca japonesa. Contudo, alguns pequenos pontos foram esquecidos, podendo prejudicar o desempenho do calçado nas vendas, porém jamais nas pistas.
A estrutura modificada do Wave Creation 19
A releitura do modelo 18 trouxe um modelo mais ajustado, seguro e estável que o anterior. De perfil, percebe-se uma diferença estonteante entre o Creation 18 e o Creation 19. À primeira vista parecem linhas diferentes, porém apenas denota como a Mizuno buscou evolução com esse novo modelo.
Adotando um amortecimento mais macio, de ótima propulsão e ainda assim discreto, o Creation 19 buscou a transição entre um tênis de performance e um tênis de amortecimento, buscando possibilitar conforto sem abrir mão da velocidade. Isso é possível graças à combinação das duas diferentes tecnologias que compõem a entressola, sustentadas por um excelente solado que estabiliza a passada e a mantém segura.
Pecou e pesou
No bolso e na balança o modelo acabou pecando, assim como em um drop exagerado que acaba tensionando em demasia o arco plantar. Apesar de o tênis acomodar muito bem o pé, ao longo do trajeto sente-se um leve desconforto na região, segundo, principalmente, os corredores que a tem sobressalente.
Considerações finais
Pontos importantes foram ignorados, tal como peso e drop – algo que os corredores atuais estão se atentando muito. Entretanto, o modelo compensa no conforto, na estabilidade e na boa aglutinação entre performance e amortecimento. Em suma, um modelo adequado para quem já segue a linha há alguns anos. Contudo, não seria a melhor escolha para primeira experimentação.
-
Asics Gel Kayano 24
Média Geral
2 especialistas: 93 / 100
-
Reebok FloatRide
Média Geral
2 especialistas: 90 / 100
-
Olympikus Velocy 3
Média Geral
4 especialistas: 92 / 100
-
361° Zomi 2
Média Geral
1 especialistas: 86 / 100