fabricante: Hoka One One

O Hoka One One Arahi é mais um sucesso da empresa que vem cavando seu espaço no mercado nacional de corrida de rua. Com um conceito diferente dos demais – mas sem se desprender das clássicas qualidades da marca –, o modelo realmente impressionou em testes com usuários cotidianos e especialistas do ramo.

A função do modelo é ser uma solução perfeita para quem é pronador. Sendo um tênis completamente voltado para a estabilidade, ele corrige a pisada que, variando o modelo, pode proporcionar pequenos desconfortos ou até mesmo lesões. Dessa forma, o Arahi chega ao mercado nacional (um pouco atrasado) com o intuito de solucionar este problema.

Um design arrojado e de grande destaque para sua construção. Acabamento reforçado, entressola com proteção e uma resistência (aparentemente) alta. Modelo de excelência de uma empresa que contemplou os corredores com o sucesso do Clifton e da linha Bondi.

  • Especialistas
  • Usuários
1 a 20 21 a 40 41 a 60 61 a 80 81 a 90 91 a 100

Média Geral

0 usuários: 0 / 100

4 especialistas: 86 / 100

Dê a sua nota:

Hoka One One Arahi é bom?

Prós

  • Durabilidade

    O tênis apresenta proteções pontuais, seja na cobertura de calcanhar na entressola, seja no emborrachamento (novidade nos modelos Hoka), seja na sobreposição de cabedal que o mantém respirável. Um modelo que aguentará longos quilômetros . Um modelo intermediário e versátil para alternar passadas com aterrissagem de calcanhar, ou até mesmo com o médio pé.

  • Ventilação

    Um mesh sem as comuns tramas abertas ou telas existentes nos calçados intermediários. A ideia foi inserir uma malha sintética em que houvesse a proteção (e reforço com sutil emborrachamento) na região sem prejudicar a respirabilidade da peça.

  • Leveza

    Apesar de não ser um tênis leve no sentido literal, é necessário avaliar-se a composição do calçado. Uma entressola robusta como a do Hoka One One Arahi e um peso inferior a 300g dificilmente são encontrados.

  • Amortecimento

    Uma entressola robusta e versátil para passadas diferentes. Tanto para quem se agrada de aterrissar com o calcanhar, como para quem gosta de aterrissar com o médio pé não sentirá tensão nos tornozelos e estresse no joelho. Boa oportunidade para treinar a pisada sem alto risco de lesões.

  • Estável

    Um tênis de estabilidade que visa auxiliar o corredor pronador a corrigir a passada para uma corrida mais segura. Eficiente neste ponto, ele apresenta uma placa de estabilidade inserida no seu interior para promoção de uma passada segura com auxílio de um bom suporte.

  • Suporte

    O excelente suporte do modelo se deve ao encaixe adequado do pé à forma produzida pelo calçado, denominada pela Hoka como Active Foot Fram, que impede deslocamentos laterais do pé durante a corrida. Assegurando-o e mantendo firme.

  • Conforto

    A composição do modelo corrobora inteiramente para uma experiência excelente de conforto. O modelo propõe uma passada macia e agradável, além de um interior de qualidade.

Contras

  • Flexibilidade

    Modelos Hoka apresentam a entressola robusta. Ou seja, flexibilidade jamais existirá na marca. Afinal, você não pode combinar dois mundos tão diferentes em um só. Portanto, tem-se um tênis firme – não necessariamente rígido.

  • Estrutura de biqueira

    Talvez se o drop fosse reduzido para 4mm com inserção de 1mm de espuma na região frontal o conforto seria maior. A sensação é diferente ao aterrissar com a parte do antepé e médiopé, por exemplo. Falta um pouco de estrutura.

Avaliações especialistas

Mais Positivo

Kristin Lassen

O Arahi apresenta um encaixe agradável e impressiona muito mais do que quando experimentei o Clifton 2 e Challenger ATR 2 - ambos modelos da Hoka. O médio pé é um tanto estreito, mas o ajuste proporciona espaço adequado.

Mais Negativo

Donald Buraglio

O modelo Arahi atinge uma combinação agradável de estabilidade e conforto, em um pacote relativamente leve em comparação com modelos de estabilidade similares até mesmo da própria marca.

OUTRAS AVALIAÇÕES

  • Runner's World

    Enquanto muitos tênis anteriores da Hoka One One tiveram alguma mistura de elementos de estabilidade, como largas pegadas e saltos chanfrados, o Arahi é o primeiro modelo de apoio verdadeiro.

  • Gustavo Maia

    É um tênis leve, intermediário e de muita qualidade para os pronadores que buscam um calçado adequado.

Atributos

  • Tecnologia

    - J-Frame: construção tradicional de EVA providenciando maior firmeza e qualidade à pisada.

  • Durabilidade

    A construção do calçado é extremamente sólida, promovendo uma excelente durabilidade e resistência para treinos diários. Um tênis que evidentemente aguenta longos trajetos.

  • Amortecimento

    Falar de um Hoka One One é elogiar a entressola, consequentemente o elogio ao amortecimento que a marca proporciona aos seus modelos. O Arahi não é diferente. Contando com uma espuma de EVA robusta, ele é totalmente híbrido, sobretudo para treinamentos de aterrissagem de quem ainda não está acostumado ao primeiro contato do médio pé com a superfície.

  • Flexibilidade

    Assim como o amortecimento é evidente, a flexibilidade, na mesma proporção, é inexistente. A robusta entressola impede qualquer maleabilidade do calçado. Contudo, ele não é um calçado rígido. Apenas firme.

  • Ventilação

    Apesar do tecido em mesh, as tramas abertas não foram adotadas. A ideia foi de uma sobreposição que protegesse o pé e mantivesse a respirabilidade intacta. Além de resistente, a ventilação é sentida com sobras.

  • Aderência da Sola

    Diferentemente de alguns modelos Hoka, o Arahi incorpora emborrachamento no solado, proporcionando tração, segurança e suporte ao corredor.

  • Material

    - 3D Print Puff Frame: responsável por uma excelente construção, respirabilidade e durabilidade da peça.

Características

  • Cabedal

    Cabedal

    Recoberto com tecido em mesh, o cabedal incorpora sutis proteções em borracha para impedir desgaste abrupto sem abrir mão da respirabilidade.

  • Entressola

    Entressola

    Robusta e de alto padrão ao melhor estilo Hoka One One. A tecnologia J-Frame imprime uma qualificada e macia entressola, além de robusta para segurar as aterrissagens mais bruscas nos momentos de cansaço.

  • Solado

    Solado

    Emborrachado e eficiente na tração. Uma novidade no Arahi que não era comumente encontrado nos demais modelos Hoka.

ANÁLISE

O Hoka One One Arahi é um modelo que encanta à primeira vista. Seu design é interessante, a novidade de suporte ao calcanhar e a atenção à segurança do corredor são notadas diretamente. Com um acabamento durável, resistente e de amortecimento acima da média, a Hoka One One contempla os corredores de rua com mais um modelo com pontos positivos altos, apesar de alguns escorregões já comuns da marca.

Seria o Hoka One One Arahi um dos melhores do mercado?

Um pouco precipitado responder essa pergunta. Contudo, o modelo é realmente interessante. Pode facilmente postular entre os melhores tênis para treinos diários. A versatilidade da pisada, o drop baixo e a entressola robusta permitem um dia de treinamento bastante confortável e significativamente agradável.

Versátil, a entressola corrobora para treinamento de pisada e auxílio direto aos pronadores. Sua função é o suporte necessário que todo pronador necessita para não sofrer com fortes estresses na região do tornozelo, mantendo o pé firme no interior do calçado. Assim, o Arahi é um modelo que alinha muito bem o conforto da pisada à segurança da mesma.

Estrutura da biqueira desagrada

Literalmente, por 1mm o tênis não foi perfeito. Apesar da ausência de flexibilidade – que já é um problema comum dos tênis Hoka –, a falta de estrutura de entressola na região da biqueira acaba comprometendo uma pisada de melhor transição, principalmente quando a aterrissagem se dá com o retropé e se acomoda até chegar à biqueira. Realmente não agradou.

Considerações finais

Excelente modelo, sem dúvidas. Apesar dos pequenos pontos negativos (que são realmente mínimos), o modelo agradou muito. Percebeu-se muita qualidade num todo da construção da peça, que a ausência de flexibilidade e o milímetro a menos não fizeram falta. Um modelo de excelência que chega para ser uma grata opção para os treinos diários.