fabricante: Nike

Redefinindo seus conceitos de tênis de corrida, a Nike foi além com o Vaporfly 4%. Incorporando tecnologias nunca vistas antes, a empresa americana adotou uma nova perspectiva para seus tênis de performance. Após o Nike Vapormax, a empresa parece ter implantado uma nova visão que abrange seus tênis voltado para as corridas curtas.

Contudo, o Nike Zoom Vaporfly 4% ultrapassou os conceitos e adotou as características de seus tênis de corrida rápida destinado a um modelo voltado para um desempenho 4% melhor nas provas de maratona. Assemelhando-se ao modelo Vaporfly Elite – destinado apenas aos atletas de ponta – , o Vaporfly 4% poderá ser um tênis bastante procurado no mercado atual.

A ideia do calçado é a quebra do recorde da maratona, com a campanha Breaking 2. Uma campanha que já concebeu inúmeros bons modelos da marca americana em lançamento no Circuito de Monza.

  • Especialistas
  • Usuários
1 a 20 21 a 40 41 a 60 61 a 80 81 a 90 91 a 100

Média Geral

2 usuários: 89 / 100

1 especialistas: 100 / 100

Dê a sua nota:

Nike Zoom Vaporfly 4% é bom?

Prós

  • Ventilação

    Com tramas abertas e sem qualquer tipo de sobreposição, o ar circula suavemente ao longo do interior da peça. O interessante é que há pequenos reforços nos furos para manter uma resistência maior e estender a durabilidade do cabedal.

  • Leveza

    Pesando abaixo das 200g, o tênis foi todo projetado pensando em redução de peso. A ideia era um calçado com pouco preenchimento de espuma, um EVA mais leve de tecnologia nova e ausência de emborrachamento no solado – apostando-se, assim, numa composição junto ao EVA provindo da entressola.

  • Pouco preenchimento de espuma

    Para maratonistas, a ideia do preenchimento de espuma reduzido é sempre bem-vinda. Tratando-se, portanto, de um modelo que apresenta uma língua fina, colar esparso e sem qualquer região com enchimento no cabedal, mesmo que a entressola seja sutilmente robusta.

  • Durável

    A durabilidade do tênis agrada bastante. Podendo alcançar facilmente os mil quilômetros percorridos, o Nike Zoom Vaporfly 4% é um tênis que será companhia fiel em diversas maratonas.

  • Estável

    Por ser um tênis com um cabedal bastante maleável, a estabilidade poderia ser comprometida. Contudo, a placa de fibra de carbono inserida no interior da entressola providencia um tênis estável e com a transição fluente.

  • Conforto

    Providenciando uma atividade confortável sobre um amortecimento leve e eficiente aliado a um encaixe agradável e de excelência no interior aveludado. Sem dúvidas o ponto alto do calçado é o conforto imprimido pelo modelo.

  • Suporte

    Como quase todos os tênis voltados para maratona, a forma estreita é uma tendência. No modelo Vaporfly 4% a tendência segue, providenciando um tênis de bom suporte e qualidade incrível para afirmar tornozelo e não sobrecarregar os tendões.

  • Resposta

    Uma resposta suficiente e agradável potencializado pela impulsão da transição promovida pela placa de fibra de carbono inserida na entressola da peça.

Contras

  • Rígido

    O tênis não apresenta qualquer flexibilidade imprimida. Rígido, a entressola é digna de uma batida seca e responsiva, o que retira qualquer expectativa de uma flexibilidade mesmo que sutil.

Avaliações especialistas

  • Running Shoes Guru

    Colocado de forma simples, a Nike desenhou o melhor tênis de corrida para maratonas na história. O Vaporfly 4% é a culminação do grande projeto de pesquisa realizado para o projeto Breaking 2.

Atributos

  • Tecnologia

    - Nike FlyMesh: compõe o tecido de cabedal com um suporte de arco interno que proporciona bom suporte ao calçar.

    - Nike ZoomX: espuma de EVA introduzida na entressola que proporciona sensação de leveza e agradável retorno de energia em trabalho conjunto à placa de fibra de carbono introduzida na região.

  • Durabilidade

    Com um material de última geração, o Nike Zoom Vaporfly 4% apresenta uma durabilidade excelente. Com boas proteções na biqueira e contraforte, além de uma borracha resistente no solado e composições pontuais nas aberturas da entressola, o tênis alcança facilmente os mil quilômetros percorridos.

  • Amortecimento

    Uma entressola robusta, leve e responsiva. Destinada para uma maratona para enfim alcançar o Breaking 2, esse modelo pode ser um companheiro de longa data para quem deseja quebrar recordes e ter uma entressola que funciona da forma que promete.

  • Flexibilidade

    O tênis é, na realidade, rígido e um pouco desconfortável neste ponto de vista. Contudo, é importante também que ele tenha essa rigidez para promover suporte ao corredor ao longo do trajeto.

  • Aderência da Sola

    A aderência é baixa, mas tem um motivo para isso. Para que o tênis tenha uma transição rápida após aterrissagem, a ideia é uma propulsão que ejeto o corredor sem que ele permaneça muito tempo na superfície.

  • Ventilação

    As tramas abertas possibilitam uma circulação de ar interna de extrema qualidade, além de uma importante respirabilidade. Muito provavelmente um dos pontos altos do modelo.

Características

  • Cabedal

    Cabedal

    O Nike Flymesh compõe uma estrutura de tramas abertas que propiciam alta respirabilidade e bom ajuste ao calçado.

  • Entressola

    Entressola

    A entressola tem a novidade do Nike ZoomX. Uma espuma leve e responsiva que promove uma excelente corrida com resposta rápida após aterrissagem e uma propulsão ideal após o contato do pé com a superfície.

  • Solado

    Solado

    Um solado que aposta em pouca borracha para manter o baixo peso, mas aderindo uma pequena proteção com a intenção de manter a entressola intacta de desgaste nos primeiros quilômetros percorridos.

ANÁLISE

O Nike Zoom Vaporfly 4% é porta aberta para novos conceitos sendo implementados no mercado de tênis para corrida. Com excelentes pontos que merecem grande destaque, como a nova tecnologia aderida à entressola e o pouco preenchimento de espuma ao longo de um cabedal com interior aveludado e extremamente confortável.

Os aspectos a se destacar no Nike Zoom Vaporfly 4%

Um tênis com tantos pontos positivos merece que todos sejam realmente destacados. O cabedal é formidável, sobretudo seu interior aveludado. Contudo, vale o destaque para a área externa, que apostou em um cabedal sem sobreposição, pontos de sustento das aberturas e um bom ajuste através de uma amarração adequada.

A entressola se porta muito bem ao longo do trajeto. Oferecendo responsividade adequada, além de uma estabilidade sem igual. A transição é agradável, o suporte é suficiente e a propulsão promovida pela placa de fibra de carbono inserida no interior da entressola proporciona um acréscimo a um tênis que tem na responsividade uma característica forte.

A rigidez do calçado e do preço

Por se tratar de uma novidade, o preço é, de certa forma, compreensível. Mas o valor de quatro dígitos é sempre um susto. Quanto à rigidez do calçado em si, pode afastar, sim, alguns interessados que prefeririam firmeza no lugar dessa rigidez abrupta que, infelizmente, acompanha esse ótimo modelo.

Considerações finais: Com certeza é um tênis a ser recomendado. O Nike Zoom Vaporfly 4% está entre os melhores modelos para maratona ao lado do Fila Kenya Racer, por exemplo. Contudo, para quem deseja um maior conforto, o Vaporfly 4% com certeza supera o modelo Fila. Entretanto o preço pode ser um grave empecilho no momento de decidir adquirir esse novo modelo Nike.