27 Corredores Influentes na Web Revelam seus Tênis de Corrida Favoritos

O portal Guia Tênis entrevistou diferentes corredores brasileiros que de alguma forma são incentivadores e influenciadores do esporte na web. Queríamos saber qual o tênis ou os tênis prediletos de cada um e o motivo desta seleção ser tão especial para eles. A entrevista aconteceu com a formulação de duas simples perguntas. São elas:

  • Qual o seu tênis de corrida preferido para treinos no momento? (estrada ou trilha, podendo ser mais de um)
  • Por que ou quais características você gosta neste tênis?

Para descobrir, contactamos uma seleção minuciosa de corredores influentes da Web. Pessoas com sites, canais no YouTube, assessorias onlines de corrida de rua e páginas de rede social. De variados nichos dentro da corrida de rua, mas com um mesmo objetivo: inspirar novas pessoas a calçar os tênis de corrida e desbravar as ruas e trilhas.

Tentamos entrevistar um bom número de corredores que tenham uma presença forte na internet. Contudo, nem todos conseguiram responder. Caso tenhamos esquecido alguém, por favor nos enviem como sugestão em nossa página de contato.

O Guia Tênis agradece imensamente a cada um que disponibilizou um pouco de seu tempo para responder aos questionamentos. Obtivemos excelentes respostas, confiram:

Aline, Juliana e Mariana – CorreMulherada.com.br

O Corre Mulherada é um blog escrito por 3 amigas que correm: Aline, Juliana e Mariana. É um blog super divertido e informativo, especialmente para as corredoras mulheres. As três já são bem conhecidas pelo blog e por manterem uma comunidade em rede social de sucesso. Site: corremulherada.com.br.

Aline: O meu tênis preferido do momento é o Vomero 12, ele tem amortecimento na medida certa, é super confortável e é ótimo para vários tipos de treinos.

Juliana: Eu gosto de tênis sem costura para usar sem meias. O que estou mais usando no momento é o Adidas Ultra Boost X, que tem um ajuste pensado especialmente para os pés femininos e ótimo amortecimento.

Mari: Tênis Fila KR3 – Ele é um tênis com ótimo custo-benefício, leve e bem versátil. Ótimo tanto para treinos como para provas até 21km.


Sandro Cabral – EuCorro.Com

Com experiência de mais de uma década como maratonista, Sandro busca passar sua vivência dentro da corrida de rua, bem como auxiliar com dicas precisas, informações fundamentais e textos pontuais – eucorro.com.

Sandro Cabral: Meu tênis preferido hoje é o Adidas Boston Boost, que eu classifico como um tênis excelente para provas curtas e até maratonas (já corri 3 maratonas com ele, sendo uma Sub 3). Um tênis que tem como principal característica a leveza e parece contraditório, mas ele tem também um excelente amortecimento. Para a rodagem e os longos do final de semana, gosto também do Nike Vomero, esse sim a sua principal característica é o amortecimento, mas neste sentido acaba se tornando um tênis um pouco mais pesado, mas excelente para treinos.


Isa Ribeiro – NaNossaVida.com

O Na Nossa Vida compõe um conteúdo bastante de um para um, onde todo o conteúdo é criado visando a melhor abordagem para falar com o leigo da corrida de rua ou até mesmo quem já está no meio e quer evolui cada vez mais – nanossavida.com.

Isa Ribeiro: No final do ano passado comprei o Adidas Adizero Adios e, desde então, ele se tornou o meu preferido para corridas de rua, justamente por ser muito leve, confortável e ainda bem estável. Senti-me bem para correr, tanto para corridas curtas ou treinos de velocidade. Acabei escolhendo ele para correr a minha primeira maratona, a Internacional de São Paulo, neste ano. Achei um tênis bem versátil. Em alguns treinos longos e intervalados gosto bastante do Adidas Supernova Glide e o Reebok Harmony Road por conta de ter mais estabilidade e firmeza nos pés. O modelo Reebok, principalmente, pois deixa os dedos dos pés e a ponta bem livre a cada pisada. Além da segurança é super interessante para não criar tantas bolhas conforme a movimentação. O mais importante é se sentir o mais leve e “em casa” possível com os tênis, sem sentir incômodos e apertos, pois tudo aflora ainda mais no momento da corrida.


 Diego Capela e Rafael Maioral – PraCorrer.com

A dupla é coordenadora do Portal Pracorrer.com, além de amigos e sócios nos negócios envolvendo o site. Ambos contribuíram com nossa pesquisa pautando-se em sua experiência de convívio com inúmeros corredores de alto calibre.

Rafael Maioral: Sou corredor amador há mais de 20 anos, apesar da pouca idade (tenho 28). Vivenciei muitas transformações deste mercado e creio que há muitos mitos, e óbvios interesses privados, em torno deste assunto, da qual sou também um autodidata através de livros e artigos científicos.

Vou dar alguns exemplos: nunca na minha vida comprei um tênis baseado em tipo de pisada. Na minha vida tive oportunidade de conviver com atletas de alto nível, muitos deles Olímpicos. Essa é uma discussão que não existe no alto nível, e também não é uma discussão que encontra qualquer comprovação cientifica.

Outra questão é a expectativa de “comprar um tênis para evitar lesão”. O corredor precisa entender que tênis não evita e nunca evitou lesões. Recomendo a leitura do livro “Sports Gene”, de David Epstein. As lesões são causadas em geral por fatores genéticos. Em geral é uma questão de sorte. Se o corredor apresentar o que Epstein aponta como “gene dos nervos de aço” não é usando o “tênis errado” que irá se lesionar. Por outro lado, se tiver predisposição genética para tal, acreditar que comprando o “tênis certo” poderá ajudar só lhe causará frustração.

Estes abaixo são os modelos que tenho utilizado recentemente. Destaque especial para a marca Suíça On, que conheci recentemente. Também destaco o Saucony Kinvara (modelo que utilizei em meu recorde pessoal na Maratona) e alguns modelos da marca americana Brooks. Só existem dois critérios óbvios: leveza do modelo, e conforto / encaixe no pé (algo que só é possível testando o mesmo).

  • Para trajetos longos e leves: Nike Pegasus
  • Para tempo em running: On Cloud e Skechers Go Meb
  • Provas e treinos intervalados: Nike Flyknit, Asics Tarther

Diego Capela: Em mais de dez anos de corrida, nunca me prendi a uma marca ou tipo de tênis. Já testei quase todas as marcas e consegui definir o meu estilo favorito. Por ter um pé largo, prefiro os tênis com formas maiores e mais conforto que desempenho para velocidade, sempre com pisada neutra. Atualmente, estou testando um tênis com estilo completamente diferente do que estou acostumado, o Fila KR3, e confesso que estou gostando da experiência para treinos mais curtos ou tiros de explosão.


Silvia Herrera – Corrida Para Todos

A Silvia coordenava um blog de corrida o Mania de Correr, mas agora escreve para o Estadão – Corrida Para Todos. Um conteúdo democrático, sem restrições, com muitas notícias e novidades da corrida.

Silvia Herrera: No momento estou apaixonada pelo Nike Lunar Epic Flyknit e pelo Adidas Pure Boost X. Como sequela de um atropelamento, tenho a articulação, meniscos e ligamentos um pouco comprometidos no joelho esquerdo, e o LunarEpic Flyknit me proporciona amortecimento e estabilidade na medida certa, garantindo boas rodagens. Já o Boost eu testei em um treino e adorei. É leve e de amortecimento de resposta rápida, excelente para treinos intervalados.


Sérgio Rocha – CorridaNoAr.com.br/Canal Youtube

O Sérgio Rocha é apresentador de seu canal no YouTube com uma larga propagação dos conceitos e dicas para corredores de rua. Com seu estilo irreverente e divertido, Sérgio cria um conteúdo único na web. Um canal grande, com mais de 87 mil inscritos – Corrida No Ar.

Sérgio Rocha: Não tenho tênis preferido para treinos, porque sempre estou recebendo modelos para fazer avaliações para o canal. Aliás, há tempos não sei o que é ter um tênis preferido, pois trabalhei na revista Contra-Relógio por seis anos e fazia a mesma coisa por lá. O tênis que uso em competições é sempre o Adios Boost, da Adidas. Muitos vão dizer que é porque a Adidas tem forte parceria com o canal, mas, sinceramente, dos tênis de competição no mercado, é que o que fica melhor em mim.

Já as características que se sobressaem são a leveza e o perfil baixo – ou proximidade com o chão. A terceira versão tem a forma um pouco mais larga, mas mesmo assim eu faço adaptações na amarração para que ele fique um pouco mais folgado na região dos dedos do pé. O cabedal também é bem fino e o ajuste é perfeito pra mim. Se fosse mudar alguma coisa, seria o drop, que acho alto (10 mm). Se fosse de 6 mm seria perfeito.


Andrei Achcar – CorridaPerfeita.com

Com dicas pontuais e um ótimo conteúdo, Andrei Achcar cria uma comunidade de corredores em suas páginas da web – CorridaPerfeita.com.

Andrei Achcar: Pearl Izumi EM Tri N1 / Mizuno Hitogami / Mizuno Sayonara / Asics Fuji-Runnegade (trilha). Todos os quatro são de minha preferência pelo conforto, estabilidade e leveza.


Mayco Geretti – Canal Corredores / Youtube

O canal de Mayco é um dos mais específicos no nicho de corrida de rua pela web, com cerca de 16 mil inscritos é também um dos grandes na língua portuguesa. – Canal Corredores.

Mayco Geretti: Meus tênis favoritos são o Skechers GOrun 4 – 2016 (esse o tênis favorito da vida) e tenho usado muito também o Adios, da Adidas, e o Reebok Print Smooth. Vou falar especificamente sobre o GOrun que uso mais. O tênis é extremamente flexível, respirável, cadarços elásticos que não desamarram e tem a forma larga na frente, deixando os dedos bem livres, além de um cabedal num material bem confortável. Tenho usado ele tanto em treinos intervalados quanto nas rodagens e até para correr a maratona.


Silvio Boia – Programa Kilometragem

Silvio apresenta um linguajar bastante extrovertido, comunicativo e reflete tudo isso em seu canal no YouTube. Criando uma ótima relação com seu público, o Programa Kilometragem visa promover dicas de tênis e tudo o que compõe o mundo da corrida – Programa Kilometragem.

Silvio Boia: Bem, gostei muito do Adidas Response Boost, que no ano passado rodou comigo mais de 1100km. Gostei tanto que no início desse ano, comprei outro par igual. Atualmente estou testando um Fila Kenya Racer 3, que apesar de ter um drop baixo, me encantou pelo conforto e leveza e também um Reebok Float Ride, muito bonito e confortável. Já para as trilhas, uso muito o Adidas Kanadia TR7, que já rodou mais de 400 km comigo, sendo 2 maratonas de montanha e todas as provas de 15km a 30km em trilhas que participei ano passado e esse ano.

Gostei muito do Adidas Response Boost por ser confortável e relativamente leve, apesar de não ser um tênis baixo. Gosto de tênis com drop um pouco mais alto, pois como participo de provas de médias e longas distâncias, fico muitas horas correndo e preciso de um calçado confortável, mas não muito pesado e isso ele atendeu bem! Todos que me perguntam eu recomendo, além do preço bem acessível.


Pollyanna Hauser – Canal Corrida Mulher

O canal Corrida Mulher fala de uma corredora de rua de essência que apresenta seus resultados, estimula usuários e os auxilia na motivação e, claro, dicas pontuais para melhora do desempenho – Canal Corrida Mulher.

Pollyanna Hauser: Meu tênis favorito é o Fila Kenya Racer 3, porque ele é muito leve, para treinos intervalados e corrida até 21km é perfeito, e tem um ótimo custo/beneficio. Outro que me agrada bastante é o Nike Pegasus 33, comprei esse ano e já é o meu queridinho (risos), um tênis leve também e com drop de amortecimento bem bom, ele tem uma forma mais larga, o que pra mim é ótimo, já que meu pé incha bastante no calor. Vou correr uma maratona esse mês e esse foi o escolhido. Tem também bom custo beneficio.


Rodrigo Bicudo – RodrigoBicudo.com.br

O Rodrigo costuma trazer dicas, entrevistas e um pouco de tudo em seu Portal. Visando estimular novas pessoas a adotarem o estilo de vida running, Rodrigo tem sido um grande corredor influente na Web – rodrigobicudo.com.br.

Rodrigo Bicudo: Eu corro há muitos anos com o Creation, da Mizuno. Atualmente estou com o Creation 17. Eu comecei a usar o Mizuno por indicação de um amigo maratonista, e na época eu ainda não tinha corrido nenhuma maratona. Experimentei o Mizuno e me adaptei super bem, e de lá pra cá, desde 2003, nunca mais nem sequer experimentei outra marca, sou o tipo de cliente fiel, e como ele me satisfaz muito bem nem questiono investir em outro. Pode ser até um erro meu, afinal eu poderia gostar e até preferir outra marca/modelo, mas eu sou assim (risos). Não corro em trilhas ou outros tipos de terreno, só asfalto mesmo. De vez em nunca na esteira, mas não mudo de tênis por conta disso.


Danilo Balu – BlogRecorrido.com

Abrangendo o mundo da corrida de rua, mas sobretudo a parte fisiológica e de saúde do esporte, Danilo é um dos corredores influentes da Web por sua linguagem bastante próxima de seu público – blogrecorrido.com.

Danilo Balu: Atualmente estou usando quase diariamente e gostando muito de um Fila Kenya Racer 3, que comprei no final do ano. Além dele, tenho e uso um New Balance Minimus, que comprei há mais tempo. O Fila é relativamente leve, bem flexível (a característica que mais busco), tem percepção de drop baixo e macio no limite (evito muita maciez e amortecimento). Já o da NB tem todas essas características, só que mais acentuadas. E ambos estavam em um preço muito honesto, R$250.

 


Marcel Agarie – ManiaDeCorrida.com.br

Dicas com alguém que entende do que fala. Participante constante de corridas, ele traz toda essa experiência e bagagem para suas dicas pontuais e excelente motivação para o incentivo de novos corredores – maniadecorrida.com.br.

Marcel Agarie: Reebok Print Smooth. Experimentei e achei ele bem leve e com um drop baixo, no estilo que eu gosto. Me surpreendeu bastante, já que a Reebok não é das marcas que são mais procuradas no mercado. Tenho usado bastante em meus treinos e também em provas de 21 km.


Victor – CorridaUrbana.com.br

O Corrida Urbana é um dos grandes sites existentes com conteúdo sobre corridas. Com avaliações de modelos de destaque no mercado, notícias, dicas e muito mais! Excelente portal para corredores de rua iniciantes ou experientes – corridaurbana.com.br.

Victor Caetano: Atualmente tenho usado o New Balance Zante V3, mas tenho gostado bastante do Hoka One One. Gosto de tênis leves que não sejam muito macios nem muito duros e com menos de 280g, de preferência. Minha inclinação é por tênis versáteis, que podem ser usados tanto nos treinos longos quanto nos treinos de velocidade. Considero nesse perfil o Zante, o Dynaflyte e Adidas Adios.


Cassio e Wagner Diniz – Instagram: @CorredoresDoBem

Com um instagram projetado para o Brasil todo, Cássio e Wagner apresentam dicas, textos e, claro, imagens na maior rede social de compartilhamento imagético. Prático e dinâmico, o Corredores do Bem é um sucesso na fotografia e na corrida – @CorredoresDoBem.

Cássio Diniz: Usei meu primeiro Adidas com solado Boost em 2013. A compra do tênis aconteceu 10 dias antes da Maratona de Buenos Aires. Todo mundo recomenda usar um tênis mais gasto em maratonas, mas como eu percebi o conforto do Energy Boost, resolvi utilizá-lo na prova. Consegui meu melhor tempo em maratonas e em momento algum senti qualquer desconforto com o tênis novo. De lá pra cá foram vários outros pares de Energy Boost e atualmente estou usado o Adios Boost, apostando num solado mais baixo mas com a mesma qualidade do Energy.

Wagner Diniz: Nos últimos anos eu estava correndo de Adidas. Tive 2 pares do Energy Boost e antes dele tive também 2 pares do Supernova Glide 4. Mas com o lançamento do Nike Lunarepic Flyknit 2 eu voltei a usar um tênis da marca depois de muitos anos. Além de lindo, é muito confortável e tem um excelente ajuste no pé. Fiz uma meia maratona (e os treinos para a prova) com ele e estou usando agora nos meus treinos para a minha primeira maratona. Definitivamente este é o modelo escolhido para a minha estréia nos 42k e já vou providenciar a aquisição de mais um par dele.


Ênio e Guilherme – PorFalarEmCorrida.Com

O desenvolvimento do Por Falar Em Corrida se deu pelo objetivo de levar um Guia sobre corrida de rua diretamente da web. Dentro do site o Ênio e o Guilherme possuem blogs separados com suas experiências na corrida. Eles também possuem um canal no Youtube – porfalaremcorrida.com.

Ênio Augusto: Meus tênis preferidos, no momento, são o Asics Gel Hyper Speed 6 (o Hyper Speed 7 também, mas prefiro o 6) e o Skechers GoMeb Speed 3. As características que mais gosto neles é a leveza e o drop baixo. São as duas coisas que mais considero em um tênis, sendo o peso o principal. Quanto mais leve, mais chance de eu querer comprar.

Guilherme Preto: Atualmente, utilizo dois modelos de tênis nos treinos: Puma Faas 500v4 e Nike Free RN 2016, sendo o Puma para os treinos mais longos e o Nike para treinos até 12 km. Quando comprei o Puma, a característica que mais me chamou a atenção foi o drop de 4mm, pois até então sempre corria com tênis com drop acima de 10mm e queria experimentar. O resultado final foi que gostei muito da experiência, e hoje procuro sempre por tênis com drop baixo. Seguindo esse princípio, comprei o Nike Free RN, com drop de 8mm, porém mais flexível e leve que o Puma. Além disso, a forma confortável é outro fator que influencia para escolher o tênis.


Nanda e Neto Leal – Canal Casal Disposto

Corrida em casal é o que Nanda e Neto definem como um programa romântico. O canal no YouTube cresce à medida progressiva. Com dicas, opiniões e muita corrida de rua, o casal se une em prol do crescimento de corredores de rua – Canal Casal Disposto.

Neto Leal: Atualmente meu tênis preferido é o Nike Pegasus 33. Fiz com ele meus melhores tempos em meia maratona e é meu principal candidato para a maratona de Porto Alegre. Ainda não tive a oportunidade de testar o 34 e estou curioso. Gosto do conforto, peso e amortecimento dele. O sistema de cápsulas de ar me dá uma ótima resposta na pisada, principalmente em treinos rápidos. Além de que ele é lindo (meu modelo é o vermelho e preto). Mas também faço uma menção honrosa ao 361º Chaser, que fiz meu melhor tempo nos 10 km, e é um ótimo tênis para provas rápidas e curtas. Também adoro Fila Kenya Racer 3 por ser um tênis que além de confortável e firme, é incrivelmente leve

Nanda Leal: Eu adoro o novo Ultraboost-X da Adidas. O que eu mais gosto nele é que ele foi desenvolvido para o pé feminino. E, como eu tenho a curva do pé acentuada, o formato do tênis encaixa perfeitamente no meu pé. Além disso, gosto do amortecimento macio dele e do cabedal em tecido que me dá a sensação de estar calçando uma meia.


Neto e Vanessa – UmAtleta.Com.Br

Um novo Portal de corrida de rua que busca aliar a experiência evolutiva de Neto e Vanessa com o público que busca aprendizado, conhecimento e motivação – umatleta.com.br.

Neto & Vanessa: Não temos muita preferência no momento por tênis, até porque não usamos muitos tipos ainda (risos). Mas temos o Adidas Kanadia como um queridinho, que é para trail e que achamos muito bom. Ele é bem confortável, tem uma ótima aderência em vários tipos de superfície e ainda um bom amortecimento. Tem uma excelente durabilidade e um ótimo preço por sinal, que é sempre válido ressaltar.


Rodolfo De Oliveira – EuCorredorDerua.com.br

A experiência pessoal, bem como uma visão mais pessoal e, porque não, interpessoal do corredor de rua. O Portal conta com textos bastante opinativos, interessantes e de grande adição para quem deseja começar a correr – eucorredorderua.com.br.

Rodolfo de Oliveira: Meus dois tênis prediletos atualmente são o Nike Free 4.0 (se acabando de tanto usar), que utilizo mais para rodagens e treinos longos, e o Skechers Go Meb Speed 2 (que também está nos últimos quilômetros), que corro mais em provas curtas (5 km e 10 km) e em treinos intervalados.


Iuri Totti – BlogDoIuriTotti.com.br

Blog pessoal com dicas de Iuri Totti, contando sua experiência, próximas corridas, preparações e inúmeras dicas ideais para jovens corredores e também corredores experientes – blogdoiuritotti.com.br.

Iuri Totti: Atualmente estou treinando com o ProRunner, da Mizuno, no asfalto e Trabuco, da Asics, para trail. Gosto de um tênis que tenha amortecimento, mas que não seja pesado. Mas tudo isso também depende da fase de treinamento. Quando estou bem treinado, prefiro usar um tênis mais leve, pois a musculatura será capaz de segurar as pancadas. Mas quando não estou bem preparado, a alternativa para não me machucar é usar um tênis mais estruturado.


Conclusão

Como esperávamos, houve um bom número de diferentes citações, mas também ficamos surpresos com algumas respostas e constatações. Criamos um tabela com o número de citações para cada Tênis:

Páginas: 1 2