O Tênis Certo para Cada Tipo de Atividade Física

No momento em que se decide pelo tênis certo é impossível não pensar na atividade que se irá realizar, correto? Para compreender melhor a escolha do modelo ideal, é necessário, primeiramente, identificar o seu tipo de pisada, o tamanho do pé e também a forma que este possui. Cada detalhe com o intuito de buscar os tênis mais confortáveis para corridas mais longas, que exigem maior amortecimento, ou ainda formas mais estreitas que abranjam corridas mais curtas e rápidas voltadas para potencializar a performance.

Contudo, muito mais que isso, a seleção correta de um tênis para uma específica atividade diz respeito à própria atividade. Para quem deseja o máximo de eficiência, não encontrará um tênis que sirva para todas as atividades. Eles poderão, sim, servir para quebrar um galho, como já diria o jargão popular, no entanto não da mesma forma que o tênis ideal para a específica atividade funcionaria.

Sob este ponto de vista, separamos dicas de tênis ideais para específicas atividades físicas. Desde os mais simples que o mundo fitness exige até as exigentes longas maratonas clamam. Confira:

Tênis para corridas curtas (5k e 10k)

Corridas curtas são provas que compreendem a distância, regularmente, de 5 quilômetros e 10 quilômetros, podendo haver variações nesta distância, seja para mais, seja para menos. É um ótimo treino para quem ainda não está regular na corrida de rua, ingressou há pouco nos treinos e almeja correr uma meia-maratona ou até mesmo os 42.195km até a tão sonhada Marathon.

Enfim, uma corrida como essa pede, acima de tudo, um tênis leve, que esteja entre os 150g e não extrapole os 200g. A peça precisa ser excessivamente leve para que o pé se comporte bem à rápida passada imprimida em uma prova de tiro curto. É a ideia focal dentro da corrida de 5k ou 10k: leveza para que o pé não sinta qualquer decréscimo na passada consequente.

Além disso, o tênis exige responsividade. Um termo que ainda é pouco conhecido pelos iniciantes, o tênis responsivo é aquele de rápida resposta; pisada seca. O tênis bate na superfície e não demora muito tempo até “descolar” do asfalto. Mas a importância é que a pisada seja estabilizada e bem executada, e por esse motivo um bom suporte é necessário no calçado.

4 modelos de tênis para corrida rápida

Fila Kenya Racer 3

Um dos preferidos entre os corredores influentes do mundo online, o FKR3 é um modelo que incorpora tudo o que um tênis de corrida precisa, aliado a um preço extremamente competitivo no mercado. Elaborado sob o olhar dos grandes corredores oriundos do Quênia, a Fila apostou em leveza e responsividade com eficiência. Veja o review do Fila Kenya Racer.

Reebok Harmony Racer

A Reebok vem com lançamentos interessantes de modelos voltados exclusivamente para corridas. Saindo um pouco dos esportes coletivos e do mundo crossfit, a empresa apostou no Harmony Racer como um modelo para bater de frente com os grandes do universo de corrida rápida. A confecção de um modelo leve e de suporte adequado agradou aos usuários e especialistas.

Nike Free RN 2017

Assim como o FKR3, o Free RN 2017, da Nike, é um dos mais citados entre os corredores influentes na web. Devido à sua versatilidade e responsividade, o modelo 2017 da linha Free RN conseguiu o que parecia muito difícil: superar seu antecessor. Um tênis de muito sucesso no mercado com um preço extremamente atrativo, sobretudo dada a sua versatilidade.

New Balance Hanzo T

Assim como a Reebok, a New Balance resolveu apostar mais pesado em modelos que se destacassem no mercado. A linha Hanzo, que celebra a história da corrida de rua no Japão, chega para ser um modelo tanto para treinos, como também para competições. Um calçado com um conforto maior que os três demais, mas que não abre mão da leveza. Veja a avaliação do New Balance Hanzo T.

Tênis para meia-maratonas e maratonas (21k e 42k)

Completar uma (meia) maratona, plantar uma árvore e escrever um livro. Três coisas que muitos almejam durante a vida. Talvez o Guia Tênis não consiga te ajudar sobre plantio de sementes ou proporcionar um passo a passo de como escrever um romance. Contudo, podemos indicar a melhor escolha para um tênis de corrida voltado para meia-maratonas e maratonas.

Uma corrida mais longa que ultrapasse os 20km e alcance os 42.195km é um desafio e tanto para um corredor, seja ele iniciante, seja ele um experiente no mundo das corridas. Ninguém sai seco de provas como essa. O tênis certo é preciso ser escolhido. E nada mais certo do que começar pelo óbvio: conforto.

Ser confortável é o mínimo. Serão longos minutos (ou melhor, horas) com eles nos pés, portanto o conforto é indispensável. Outro ponto é a flexibilidade, que proporciona uma excelente propulsão na decolagem, oferecendo rápida transição de passada. Por fim, um tênis resistente, que aguente a longa jornada, é mais do que fundamental para correr um vasto percurso.

5 opções de tênis para maratona e meia-maratona

Adidas Pure Boost X

Mesmo sendo um tênis de produção exclusiva para as corredoras, ele não deixa de ser um exímio exemplar para as corridas de rua. O fator de tanta qualidade estar restrito se deve muito ao pensamento da Adidas do incentivo às mulheres – que estão crescendo na corrida de rua – aumentarem ainda mais o número de integrantes no esporte. Um modelo de ótima qualidade, que, no entanto, peca no preço. Veja a avaliação deste tênis.

Adidas Ultraboost

O Adidas Ultraboost é constantemente citado como um modelo confortável e amortecido. Excelente para corridas mais longas, ele mantém uma alta flexibilidade na região que compreende o ante pé e o médio pé, auxiliando, pontualmente, na propulsão do calçado assim que ocorre a aterrissagem do pé. Veja o review do Adidas Ultra Boost 3.

Asics GT-2000 4

A linha GT-2000 da Asics não é, propriamente, muito conhecida no Brasil. Um modelo de alto patamar, versátil e eficiente. Apesar de não ser tão flexível como uma corrida longa exige, seu conforto é significativo, e compensa significativamente. Um solado anti-impacto que trabalha junto à entressola também é um ganho considerável.

Mizuno Prorunner 20

Modelo aclamado por crítica e público, a linha Prorunner poderia facilmente estar inclusa por inteira. O ótimo acabamento de alta resistência, além do desempenho deste calçado no asfalto, impressiona. Boa flexibilidade e um conforto com tecido interno agradável possibilitam uma corrida segura, rápida e concentrada.

Nike Vaporfly 4%

A Nike vem inovando após o evento Breaking 2, que almeja baixar o tempo da maratona das duas horas. Nestas pesquisas e produções, o Vaporfly 4% surgiu como um modelo para marcar um novo ponto na história dos tênis para corrida. Sua construção, flexibilidade e amortecimento agradaram muito, e colocaram o tênis num patamar alto do mercado.

Tênis para academia/fitness

A busca por tênis de corrida tem crescido em demasia nos últimos anos. Contudo, a busca substancialmente refere-se aos tênis voltados para a academia – ou mundo fitness, por assim dizer. Longe, propriamente, das ruas, uma esteira de um centro de treinamento esportivo pode ser a primeira experiência de alguém que, num futuro próximo, venha a se apaixonar pelo esporte.

Qualquer atividade física existente exigirá um tênis adequado para ela. Nas academias, notam-se inúmeros tênis que sequer apresentem relação com o esporte. Entretanto, a importância de um tênis adequado é manter a segurança do pé, evitar lesões e um desempenho mais eficiente no exercício físico.

Para um tênis fitness não se exige muito, mas o indispensável reflete, primeiramente, ao suporte. Um tênis que tenha um bom suporte no tornozelo e que alie o conforto e a estabilidade para esta promoção. Ele precisa evitar lesões, além de cuidar do próprio corpo.

Tênis para academia e corridas de rotina

Asics Fuzex

O Asics Fuzex é um modelo destinado ao público mais jovem. Uma forma de incentivo à prática esportiva e inserção na atividade física – seja qual for o esporte escolhido. Abrangendo versatilidade, estabilidade e bom suporte, o tênis é essencialmente seguro, apesar de uma ventilação limitada e ineficiente.

Olympikus Challenger

Um modelo Olympikus que realmente impressionou. Após grandes decepções com a linha Rio, em homenagem à maratona de nome homônimo, o Challenger chega com uma proposta diferente: um tênis de entrada. Sem grandes pretensões, preço interessantíssimo e algumas qualidades, ele pode vir a ser um modelo de interessante opção para quem deseja começar na corrida de rua e demais atividades físicas sem gastar muito.

Mizuno Synchro MX

Diferentemente de seu predecessor, o primeiro modelo da linha Synchro MX – que abandona o Wave e aposta em demasia no EVA – é uma interessante opção, dado seu custo/benefício, ventilação, conforto e alta estabilidade de um tênis com forma diferente das usuais. Uma linha que tinha tudo para ser um sucesso, mas que parou em qualidade apenas no primeiro modelo de lançamento.

Tênis exclusivo para treinos

Um treinamento exige características pontuais para que seja eficiente, melhore  a performance e aguente as longas horas diárias do necessário preparo para as corridas. Além disso, a proteção a possíveis lesões é indispensável. O necessário é a composição, em primeiro lugar, de um calçado que encaixe muito bem e que não abra mão do conforto.

É no conforto, então, que os treinos precisarão ser pautados. Por não se tratar de uma competição, a ideia é abranger uma boa qualidade para o treinamento, findando com o objetivo de melhorar o ritmo, acertar o fôlego e aprimorar a passada.

Portanto, o amortecimento, aliado ao conforto, tornam-se indispensáveis. O objetivo é o sustento de uma passada de qualidade, sem impacto e que abranja uma transição suave. Além disso, a segurança de um tênis de bom suporte exalta a preferência aos tênis que abrangem uma espuma robusta ao longo de toda a sola.

Modelos para utilizar no treinamento

Hoka One One Bondi 4

Uma marca ainda em expansão no Brasil, ideal para treinos. Apesar de ausentar o melhor suporte do mundo, o Bondi 4 cumpre muito bem o papel de absorvedor de impacto e amortecimento de entressola. Afinal, a região robusta é notada à primeira vista, funcionando muito bem para um conforto ao longo da passada e eficiência para que o corredor possa treinar o ritmo de forma a não comprometer tornozelos ou sentir qualquer excesso de impacto no joelho.

Hoka One One Clifton 3

Assim como o Bondi 4, o Clifton 3, da Hoka One One, incorpora excelentes qualidades do ponto de vista do amortecimento e da absorção de impacto. O trabalho da empresa totalmente voltado à entressola robusta promove segurança para tornozelos e joelhos. Contudo, analisando a durabilidade da peça, ela deixa realmente a desejar, devido a alta exposição da entressola ao longo da corrida.

Adidas Alphabounce

A Adidas lançou no Alphabounce uma proposta que proporcionaria um caráter mais robusto ao Ultraboost. No modelo em questão é possível notar uma entressola em Boost mais robusta, um calçado mais flexível e um material mais resistente na composição de entressola, bem como na região do cabedal.

Tênis para triatlo

Uma competição que exige fôlego de sobra. Resistência alta do competidor. Um tênis de excelência nos pés. O triatlo contempla a corrida, a natação e o circuito de bicicleta. Um tênis que abranja com eficiência as três categorias pode ser um desafio tão grande quanto a própria prova – sem exageros, certo?

Modelos leves são vistos com bons olhos, já a forma estreita para um bom suporte e o drop baixo são requisitos básicos para um corredor de triatlo que vislumbra evolução em meio ao esporte.

Contemplando três categorias esportivas diferentes, as três díspares características são o ideal para a performance adequada do competidor que almeja o lugar mais alto do pódio.

Para três esportes em um, os versáteis de plantão

Puma Faas 500 V4

O modelo que pode ser utilizado para inúmeras competições acabou conquistando muitos amantes e praticantes do triatlo. Com um drop baixo de 4mm aliado a um suporte no colar que explana toda a qualidade do modelo V4 (aprimorado em relação ao anterior), o tênis leve manteve o drop baixo, durabilidade alta no cabedal com sobreposição e ainda propicia uma excelente ventilação.

Salomon Sense Link

O formato mais aerodinâmico do Sense Link, em combinação à sua tração adequada, proporcionou a criação de um calçado que funciona bem para as três competições que compõem o triatlo moderno. Leve e com drop de 6mm, o modelo realmente caiu nas graças dos praticantes da modalidade.

Asics Dynaflyte

Assim como o Puma Faas 500 V4, o Dynaflyte não é um modelo exclusivo de triatlo. Contudo, ele alia características que acabaram por ser adotadas pelos praticantes da modalidade. Um drop de 8mm, peso que circunda os 250g e um bom suporte de tornozelo que proporciona uma pisada estabilizada compõem um modelo Asics de grande apreço do público corredor.

Tênis para trekking

O trekking é um esporte em crescente no Brasil. Explorando a bela natureza e o contato com a mesma, o trekking é uma prática que tem ganhado adoradores de todo o território nacional. Um esporte que exige resistência, aptidão física, treinamento e, claro, um bom tênis para um melhor desempenho.

No caso de trajetos como o trekking, o tênis faz muita diferença. Isso porque os terrenos enlameados, desnivelados e com superfícies diferentes exigem um tênis de qualidade e eficiente para superar os desafios da competição.

A tração é indispensável, bem como a estabilidade e, é claro, a durabilidade do calçado. Três artifícios fundamentais para compor um tênis que explorará trilhas pelo Brasil e acumulará medalhas no peito.

Tracionados e eficientes tênis para trilhas

Asics Fuji Attack 5

Sem dúvidas o Fuji Attack 5 encabeça a lista entre os melhores tênis para trilhas do mercado. Adotando uma tração eficiente e segura para terrenos desnivelados e enlameados, o calçado ainda é composto de uma entressola eficiente que absorve o impacto durante a aterrissagem. Uma pisada estável, aliada a uma resistência do material que o compõe, faz do Fuji Attack 5 um sucesso entre os amantes de trilhas.

Reebok All Terrain Thrill

Apesar do drop excessivamente alto de 14mm, o tênis compensa na qualidade do material escolhido para composição. O All Terrain Thrill, da Reebok, apresenta uma resistência significativa, sendo capaz de aguentar os terrenos mais complexos a serem enfrentados ao longo de uma trilha em mata fechada, com poças de lamas e pedras escorregadias.

Tênis para corridas de montanha

Talvez a corrida de maior contato com a natureza existente. A corrida pela montanha reflete a corrida dos ancestrais. Terrenos amplamente desnivelados, aclives em excesso, declives íngremes. Árvores no percurso, pedras escorregadias e muita lama. A corrida de montanha está surgindo com força no país, e tem tomado o gosto dos praticantes de trekking que desejam mais adrenalina.

A tração durante a corrida de montanha é indispensável. Por exigir um pé sustentado e firme no chão, o suporte, em companhia à aderência do solado, é fundamental. Portanto, dois dos recursos essenciais que um tênis para corrida de montanha exige.

Além de um suporte de qualidade e a tração, não se deve abrir mão da leveza. Buscando-se, assim, um tênis leve, que mantenha o tornozelo em segurança e apresente uma aderência de sola adequada.

Uma corrida segura pelas montanhas

New Balance Minimus Trail V3

Um tênis de tração mais do que eficiente que pese em torno dos 200g. No mínimo, um tênis de caráter minimalista. Para os praticantes de corrida de montanha, o ideal é sempre o mínimo trabalhando pelo máximo. Sendo assim, são pontos específicos necessários para compor um tênis de qualidade para esta específica modalidade esportiva. Tendo leveza, tração e um bom suporte, já é o bastante. Isso o Minimus Trail V3 corresponde muito bem.

Adidas Kanadia 7

Mais simplismo do que minimalismo. Um modelo como o Kanadia apresenta qualidades pontuais sem abrir mão da eficiência. Em uma corrida de montanhas, o ideal é que tração e leveza conversem bem. Apesar dos 270g, o modelo compensa muito na tração, sendo adequada e eficiente ao longo do trajeto pelas desniveladas superfícies das montanhas. Avaliação do Adidas Kanadia 7.

Tênis para corridas de aventuras

As corridas de aventuras contemplam uma competição multiesportiva que abrange o trekking, a corrida de montanha, a mountain bike e a canoagem. Compreendendo um grande número de competidores, esse evento poliesportivo é uma excelente alternativa para os corredores que desejam melhorar a resistência muscular e a capacidade respiratória.

Não fugindo muito das corridas de trilha e montanha, as corridas de aventura exigem muito um tênis efetivamente tracionado, leve e estável para uma pisada segura. Além disso, a versatilidade cai muito bem, já que a competição explora inúmeras modalidades esportivas diferentes, onde um tênis para corrida de excelência faz total diferença.

Para se aventurar com qualidade nos pés

Asics Gel Venture 5

O Venture 5 é um modelo aclamado pelos usuários de trilhas e corridas de montanha. Um modelo versátil que proporciona segurança ao pé do usuário mantendo uma pisada excepcionalmente estabilizada e sem abrir mão de uma leveza que segue o padrão dos tênis versáteis do mundo das trilhas. Sendo assim, 300g não deve ser considerado um peso alto, visto que esse tipo de calçado costuma abranger as 350g (ou mais) facilmente.

Nike Air Zoom Terra Kiger 3

O Terra Kiger 3 é um modelo Nike exclusivo para corridas de trilha, montanha e aventuras. Eficientemente tracionado, seguro e com um encaixe adequado ao pé do usuário, o modelo abrange uma categoria que engloba apenas a terra, dispensando por completo o asfalto. Pesando cerca de 250g, o Terra Kiger 3 é um tênis essencial para o corredor exclusivo que opta muito mais pela natureza selvagem do que pela selva de pedra.

O tênis certo para a corrida certa

A corrida é o exercício mais democrático de todos. Porém, ela exige um conhecimento prévio, avaliação física e o incremento do equipamento correto para que o exercício seja saudável e benéfico ao organismo.

Um bom tênis é parte importante da constituição de um bom corredor. Além de ser a eficiência nos pés, um bom calçado também infere na performance, adequando-se ao tipo de corrida ou exercício físico ao qual a pessoa está incluída.

Portanto, um tênis de qualidade vai muito além de um tênis caro ou um tênis de performance ou um tênis de amortecimento. Um calçado eficiente depende diretamente do tipo de exercício/atividade. Assim, não deixe seus pés ao léu, invista em um bom par e desbrave as ruas e florestas ao seu redor.